O dia que Alice Cooper apresentou Brian Wilson a John Lennon.

Compartilhe

O encontro entre John Lennon e Brian Wilson aconteceu durante uma edição do Grammy em 1974

Alice Cooper, no auge dos seus 75 anos, tem lembrado de histórias fabulosas dos anos 70, principalmente quando reunia a sua turma que ficou conhecida como os Hollywood Vampires, com John Lennon, Ringo Starr, Harry Nilsson, Keith Moon, Micky Dolenz e convidados como Elton John. 

Uma delas é quando estava nos bastidores do Grammy de 1974, com John Lennon e Bernie Taupin, letrista de Elton John, quando percebeu a presença de Brian Wilson também no local, o integrante dos Beach Boys na época já tinha problemas de saúde mental. 

“Eu estava nos bastidores depois do Grammy de 1974 com Bernie Taupin (letrista de Elton John) e John Lennon. Isso foi quando Brian estava passando por alguns problemas mentais”, disse Cooper.

Brian ao se aproximar de Cooper fez um pedido surpreendente que assustou o roqueiro 

“Durante a conversa, eu percebia Brian nos observando de diferentes ângulos.Finalmente, ele se aproximou da mesa, se inclinou e sussurrou no meu ouvido: ‘Ei, Alice, me apresenta ao John Lennon.’ Eu não podia acreditar que esses dois nunca tinham se encontrado! Eles estavam praticamente lado a lado nos anos 60 como as maiores bandas do planeta. Tenho certeza de que devem ter se cruzado em algum momento. Mas então eu pensei: ‘Uau, vou ser o cara a apresentá-los e fazer parte da história do rock!’

O dia que Alice Cooper apresentou Brian Wilson a John Lennon.
Cindy Lang, Alice Cooper, John Lennon e May Pang.

Foi então que Alice de forma cortez apresentou Brian Wilson a Lennon.

“Eu apenas disse: ‘Brian Wilson, este é John Lennon. John Lennon, este é Brian Wilson.’ Lennon foi muito cordial, dizendo coisas como ‘Olá, Brian, sempre quis te conhecer. Sempre admirei seu trabalho, e Paul e eu consideramos Pet Sounds um dos melhores álbuns já feitos.’ Brian agradeceu e se afastou. Momento em que Lennon voltou à conversa como se nada tivesse acontecido”.

Contudo, os problemas de saúde mental eram mais sérios do que Alice Cooper e Lennon imaginavam, e Brian voltou novamente à mesa. 

“Cerca de dez minutos depois, Brian passou pela nossa mesa novamente, sussurrou algo para Bernie, e de repente, Bernie estava dizendo: ‘Brian Wilson, este é John Lennon. John Lennon, Brian Wilson.’ Lennon foi tão cordial e educado quanto da primeira vez, dizendo essencialmente a mesma coisa sobre sempre querer conhecê-lo”.

E Alice concluiu:

“Assim que Brian se afastou, John olhou para nós dois e casualmente disse com seu típico sotaque de Liverpool: ‘Eu o conheço centenas de vezes. Ele não está bem, sabia.’ Ficamos impressionados com a empatia e gentileza de John ao lidar com Brian, e agradecemos por Brian ter encontrado alguma estabilidade mental após tempos tumultuados.”

Saúde mental de Brian Wilson.

O dia que Alice Cooper apresentou Brian Wilson a John Lennon.
Brian Wilson nos anos 60.

Brian Wilson começou a ter problemas de ordem mental, a partir de 1964. O diagnóstico era esquizofrenia, síndrome de pânico, e problemas nos lobos frontais, potencializado pelo uso de drogas. A condição impedia Brian de ter coesão nas ações, e gerava uma deficiência de planejamento e execução, além da falta de capacidade cognitiva. 

O músico tinha diversas manias e excentricidades, como por exemplo, durante as gravações do Pet Sounds tiveram que colocar o piano em um tanque de areia, e os músicos tinham que usar capacetes de bombeiros. Ou outra vez que ele surtou em um voo e a banda teve que cancelar vários shows. 

Smile finalizado 30 anos depois.

Em 1967, após finalizar os elementos do álbum Smile, Brian Wilson não sabia o que fazer com o material, por total falta de noção, sendo que ainda tinha 25 anos. Ele abandonou o projeto porque não tinha capacidade emocional para concluir. Smile só foi lançado em 2004, portanto o músico demorou mais de 30 anos para finalizar o álbum. 

Somente a partir da década de 90 com o apoio da mulher dos amigos, e com o avanço dos tratamentos psiquiátricos Brian Wilson conseguiu ter uma vida com mais tranquilidade.

Brian Wilson na atualidade. Divulgação.

Nos últimos anos Brian, que hoje está com 81 anos, chegou até a se apresentar ao vivo. E surpreendeu quando na corrida eleitoral de Trump em 2020 chegou a criticar Mike Love por usar o nome do Beach Boys em apoio ao presidenciável. 

“Não temos absolutamente nada a ver com o evento de hoje do Trump, em Newport Beach. Zero. Nós nem sabíamos disso e ficamos muito surpresos ao ler sobre isso no Los Angeles Times”. Dizia portanto, a nota assinada por Brian Wilson e Al Jardine a revista Variety.