O dia que George Harrison convidou os Hell’s Angels para se hospedarem na Apple

Compartilhe

Sabe aquele famoso, “Passa lá em casa”, George Harrison fez algo assim com os Hell´s Angels e deu ruim. Veja a história.

Por Sandro Abecassis

Em julho de 1968, George Harrison e Ringo Starr foram a São Francisco na Califórnia para participar do documentário de Ravi Shankar.

 A ocasião também serviu para o guitarrista fazer alguns contatos na cidade, como por exemplo, com o líder do grupo hippie Ken Keseys, cujo o ônibus da trupe inspirou o filme Magical Mystery Tour de 1967.

George em São Francisco em 1967. Apple co

Além disso, George conheceu um grupo de motoqueiros dos Hell´s Angels, provavelmente a conversa girou em torno de motos, veículos, motores, velocidade, afinal Harrison era um apaixonado por automobilismo. 

Sendo assim, durante as despedidas, segundo Neil Aspinal na época presidente da Apple, George falou para os motoqueiros algo como, “Olha se um dia vocês aparecerem lá em Londres fiquem lá no escritório da Apple na Saville Road, 3”. 

Com certeza George só estava querendo ser educado e não queria convidá-los de verdade. 

Então, é Natal

Meses depois por volta de 4 de dezembro de 1968, Neil Aspinal recebe uma ligação no escritório da Apple dizendo que tinha um container com várias motos no aeroporto aguardando a liberação do pagamento das taxas para ir até o escritório de Saville Road. 

Neil desconfiou e começou a ir em busca de qual beatle havia feito tal façanha, e chegou em George Harrison, que lembrou do “tal convite” feito meses antes, e acabou assumindo o pagamento das taxas. 

Tanto é que o próprio guitarrista ao tomar conhecimento do fato emitiu um comunicado para o escritório, veja: 

“Na próxima semana, os Hells Angels estarão em Londres a caminho da Checoslováquia, onde vão colocar ordem na casa (1). Serão em número de 12 e virão a caráter, inclusive com as jaquetas de couro preto e as motos. Certamente aparecerão aí na Apple, e eu soube que talvez tentem usar tudo que estiver disponível na empresa. Pode até parecer que vão sentar a pancada em vocês, mas são gente muito corretas e fazem coisas boas. Por isso não os temam nem os deixem nervosos. Procurem atendê-los sem negligenciar os negócios e sem deixá-los assumir o controle de Savile Row”.

Desembarcaram uma trupe de Hell´s Angels com esposa e filhos, e mais um grupo de hippies indo direto para o endereço de Saville Row. 

Pra não causar transtornos George combinou com Neil para que arrumassem lugar para hospedá-los dentro do escritório e assim eles foram ficando, dormindo e comendo às custas dos Beatles por semanas.

O dia que um jovem de 17 anos quase invadiu o avião dos Beatles.

Contas da Apple

A Apple já não estava bem das pernas, porque ingenuamente, John, Paul, George e Ringo formaram a empresa para financiar projetos de quem quisessem gravar algo, e muita tranqueira foi produzida sem obter qualquer lucro. 

Esperto, George durante estes dias nem apareceu no escritório. Porém, o pior estaria por vir. Quando chegou no dia 23 de dezembro, Os Beatles resolveram organizar uma ceia de confraternização de natal para todos os funcionários, e os “hospedes”. 

John e Yoko com Mary Hopkins

A arrumação começou as 11h00 com a turma toda na cozinha preparando as comidinhas, estava o Ringo com a esposa e filho, Linda e Paul não foram, John e Yoko estavam vestidos de mamãe e papai Noel, além de Derek Taylor, Neil Aspinal e toda a família Beatle. 

Para a ceia das 19h00, Pete Brown encomendou o maior Peru da Inglaterra, que começou a ser assado cedo mas demorou muito para aprontar. Isso irritou o líder dos Hell´s Angels, Frisco Pete, que foi reclamar com John. Lennon conversou com Pete Brown que pediu mais um tempo para servirem a ceia. (parece brincadeira, mas é tudo verdade está no livro Many Years From Now)

John, Yoko, Ringo e Maureen e o filhos percebendo que o negócio ia pegar saíram fora, mas bastante aborrecidos com George que além de ter armado todo aquele circo nem apareceu na festa. 

Neil Aspinal conta que quando o cozinheiro saiu da cozinha com o enorme Peru em uma bandeja, mal deu para chegar até a mesa. Os Hell´s Angels atacaram, comendo tudo ali mesmo. 

 “Foram cerca de 10 metros da porta até a mesa onde iam colocar o peru, mas não conseguiu. Os Hells Angels apenas fizeram ‘Woof!’ e tudo desapareceu: braços, pernas, peito, tudo. Quando chegou à mesa, não havia nada lá. Eles rasgaram o peru em pedaços, pisoteando crianças pequenas para pegá-lo. Nunca vi nada igual.” Disse Neil no Anthology.

Tchau Hell´s

Após o desastre do Natal, os Hell´s continuaram na sede da Apple. John, Paul, Ringo, Neil, Pete e Derek encostaram George na parede para que pudesse “Pedir” para que os motoqueiros saíssem. 

George foi até a sede e fez o pedido, Fisco perguntou, “Ei, cara, só quero fazer uma pergunta: você nos curte ou não?” Harrison, diplomático e direto respondeu: “Yin e yang, cara e coroa, sim e não. Caiam fora”. 

Fonte: Beatles School / Documentário Anthology / Paul McCartney – por Phillip Normam