O dia que o “Royal Albert Hall pediu” para os Beatles mudarem uma letra

Compartilhe

A direção do Royal Albert Hall ficou “furiosa” com os Beatles pelos 4 mil buracos citados na letra de “A day in the Life”.

Para aqueles que são fãs dos Beatles, e outros que gostariam de se aprofundar mais sobre a banda, vamos a uma curiosidade sobre a música “A Day In The Life”, a faixa que fecha o clássico disco Sgt Pepper Lonely Hearts Club Band de 1967.

A música é dividida em duas partes, a primeira composta por John Lennon – e a segunda, após o “despertador” tocar – entra uma segunda parte de Paul McCartney, que seria uma outra música, mas a banda achou bacana por na canção.

No entanto, vamos falar de um problema que John Lennon teve ao citar na letra o Royal Albert Hall em Londres.

A letra diz em tom irônico: 

Eu li as notícias hoje, oh garoto (I read the news today, oh boy)Quatro mil buracos em Blackburn, Lancashire (Four thousand holes in Blackburn, Lancashire)E embora os buracos fossem bem pequenos (And though the holes were rather small)Eles tiveram que contar todos eles (They had to count them all)Agora eles sabem quantos buracos são necessários para preencher o Albert Hall (Now they know how many holes it takes to fill the Albert Hall)Eu adoraria te excitar (I’d love to turn you on)

O disco teve seu lançamento em 26 de maio de 1967 na Inglaterra, e apenas três dias depois, a banda recebeu uma carta da direção do Royal Albert Hall pedindo que eles alterassem a letra de “A day in the Life”. Na carta, mesmo com a cordialidade, o tom mostrava que não estavam nada satisfeitos. 

A carta dizia, enfatizando que a letra teria três erros: 

Primeiro, insinuando que existem 4 mil buracos no Royal Albert Hall. O segundo, que o Royal Albert Hall está em Blackburn, Lancashire. E o terceiro que John Lennon gostaria de excitar a casa (por conta da expressão turn you on).

Happiness Is A Warm Gun: saiba o significado desta canção dos Beatles

E a direção sugere a seguinte alteração na letra:

I read the news today oh boy // another fine Proms season just announced // And though the concerts can get full // You must attend them all // Just to go to a concert at the truly magic Albert Hall //

(Eu Li as notícias hoje garoto /Outra temporada de concerto foi anunciada // E ainda que os concertos possam encher// Você precisa comparecer a todos eles // Apenas para ir no mágico Albert Hall)

Outra sugestão seria que Ringo fizesse um back vocal quando John cantasse sobre os buracos em Albert Hall, dizendo: “Não que tenha buracos no auditorio, John”

Isso ficaria lindo na letra (ironia)

Portanto, veja o documento original, encontrado durante uma limpeza no Royal Albert Hall. 

A carta, obviamente chegou aos Beatles, e John Lennon respondeu com um habitual sarcasmo, e principalmente ironia:

“Caro Príncipe Albert e amigos.

Junho de 1967

Obrigado por sua carta, estamos felizes por você ter gostado do registro – fique à vontade para mantê-lo. Não vamos mudar as letras, pois gostamos delas do jeito que são. E não vamos pedir desculpas, porque leva muito tempo para chegar a Blackburn do nosso estúdio em Abbey Road. Com os melhores cumprimentos. John Lennon”

 

Sendo assim, com a negativa, a direção do Royal Albert Hall elaborou um comunicado interno proibindo a execução de “A day in the life” dentro do teatro por qualquer artista:

“Apesar da correspondência firme enviada à administração dos Beatles e aos diretores da Capitol Records sobre as letras factualmente incorretas sobre o Royal Albert Hall em sua popular canção ‘A Day In The Life’ (conforme ata na reunião do Conselho ref. 120567/F2) , a banda se recusou a reconhecer nossas preocupações ou pedir desculpas pela ofensa causada, muito menos mudar a letra da música. Como resultado, o Conselho votou unanimemente para proibir indefinidamente a execução da música por qualquer artista que se apresente no Royal Albert Hall”.

Portanto, estas informações hoje constam no site oficial do Royal Albert Hall.

Por fim, para finalizar, parece que esqueceram a ordem, pois em 1989 Milli Vanilli executou a canção no Teatro, acompanhado de Jeff Lyne e PJ Harvey. 

Então, fique com “A day In The Life”:

Hotel Califórnia: as curiosidades sobre este clássico dos Eagles.

Siga a Nave Criativa no Google Notícias e fique por dentro do mundo rock e cinema.