The Beatles: veja como estão hoje os locais das famosas fotos feitas em 1968

Em 1968 Os Beatles deram uma pausa nas gravações do Álbum Branco para as sessões de fotos de Don McCullin

Por Sandro Abecassis

No dia 28 de julho de 1968, os Beatles saíram do estúdio para uma sessão de fotos que ficou conhecida como, “The mad day out”, feita pelo fotografo Don McCullin, que passou um dia inteiro ao lado de John, Paul, George e Ringo.

As divertidas sessões de fotos aconteceram em várias regiões de Londres, como o prédio do jornal Sunday Times, nos arredores das Docas, e no East End londrino. A banda na época estava em processo de gravação do “Álbum Branco” e deu uma pausa para esta sessão histórica de fotos. 

Escolhemos alguns destes registros e fomos em busca no google maps na Londres atual para achar estes lugares.

Além disso, tivemos como fonte Tudor Smith, que tem um canal no Youtube comentando curiosidades sobre o quarteto de Liverpool. Veja:

As primeiras sessões ocorreram na época dentro do jornal Sunday Times, de onde inclusive saiu a foto de capa da revista Life na época.

O local fica na 107 Gray Inn Road – Thomson House, no centro de Londres.

Outro registro, no Mercury Theatre, um pequeno espaço cultural de Londres, onde os Beatles tiraram a famosa foto em que John aparece com um papagaio no ombro.

O Mercury Theatre está localizado na 25 Ladbroke Rd, em Londres.

Uma das melhores fotos deste período é um registro em que os quatro Beatles tiram em frente de uma casa próximo ao Highgate Cemetery em Swain Lane. A casa lembra muito a residência de Paul e John em Liverpool.

A casa fica no número 57 na Swain´s Lane e permanece quase idêntica a da época.

A região próxima das docas onde os Beatles tiraram diversas fotos, sofreu diversas alterações. Como por exemplo, novos prédios e acessos modernos para o rio Tâmisa. Em uma dela John, Paul, George e Ringo posam em uma rua estreita, que na época era bem deteriorada, e hoje sofreu transformações. Compare.

A rua é na altura do número 25 Wapping High Street

Na Old Street os Beatles causaram uma agitação, por conta de que a região já na época era bem movimentada, lá eles fizeram a famosa foto onde aparecem simulando uma briga em cima de uma sacada. O local, pelo menos no período em que foram feitos os registros no google estava em reforma. Veja os lugares em momentos diferentes. 

Confira o registro da Old Street em 2022.

As sessões mais bonitas de Don McCulllin em “The Mad Day Out”, foram feitas no St. Pancras Garden. Lá os Beatles tiraram fotos no chafariz cuspindo água, sentados em um banco que hoje tem uma placa em homenagem a banda, ao lado de crianças nas grades do local. E a misteriosa foto em que os quatros estão dentro de um jardim. Confira a sequência de fotos.

região do St. Pancras Garden Old Church.

Outro lugar onde os quatro tiraram as fotos é as margens do Tâmisa, na área do Thames Path. Hoje o lugar está completamente restruturado sendo um grande complexo turístico. 

 localização exata desta área do Thames Path está aqui. No entanto, o carro do google view não tem acesso a região. 

Por fim, para finalizar, John, Paul, George, Ringo e Don McCullin seguiram para casa de Paul McCartney na Cavendish Avenue em St. John´s Wood. Lá a banda fez foto em um estúdio geodésico que Paul tem no seu quintal, com a participação da cadela Martha.

Inclusive, pelo google maps é possível localizar a região. 

Tudor Smith compartilhou organizadamente todas as localizações em uma publicação no google maps. O livro, “Um dia na vida dos Beatles”, do fotografo Don McCullin contando a história deste dia e com todos os registros fotográficos da época está disponível em português no site da Amazon.com.