‘Hey You’: a origem da canção de Roger Waters em ‘The Wall’ do Pink Floyd.

Compartilhe

‘Hey You’, é uma canção chave no álbum The Wall, lançado pelo Pink Floyd em 1979.

Em 30 de novembro de 1979 o Pink Floyd lançava no Reino Unido o seu décimo álbum – The Wall – a obra conceitual começou a ser construída ainda na turnê de 1977, e tem como base o personagem, Pink, criado por Roger Waters.

Apesar de fictício, Pink traz experiências de vida do próprio baixista para o personagem, como por exemplo, a perda do pai durante a 2ª guerra, a opressão do sistema educacional, a superproteção materna, além do fim do seu casamento.

Dentre as faixas em destaque do álbum, estão, obviamente, “Another Brick In The Wall parte I e II”, “In The Flesh”, “Comfortably Number”, “Nobody Home”, e a canção considerada chave em The Wall, “Hey You”

A origem

“Hey You” mostra o personagem Pink, um estrela do rock, abandonado, frágil, isolado, angustiado. Tanto que o título é justamente para chamar atenção, trazendo frases como, Consegue me sentir?”, “Ei, você

Não os ajude a enterrar a luz. Não se entregue sem lutar”. 

Ao mesmo tempo demonstra que não adianta lutar, pelo fato de que a construção do muro imaginário ajudou a selar este isolamento. Mas a busca demonstra o anseio desesperado da própria humanidade em viver laços humanos reais. 

'Hey You': a origem da canção de Roger Waters em 'The Wall' do Pink Floyd.
Roger Waters. Getty Images

O autor, Roger Waters, explicou mais sobre a canção na revista Mojo em 2009: 

“É sobre o fim do meu primeiro casamento, toda aquela miséria e dor e estar na estrada quando a mulher declarou por telefone que se apaixonou por outra pessoa. É um completo desastre, especialmente se você for alguém como eu. Eu era um destroço nos mares túrgidos do poder das mulheres (risos). Sem esperança, na verdade, não pude fazer nada além de ficar fetal e chorar. Mas a música também é, em parte, uma tentativa de fazer conexões com outras pessoas, para dizer que talvez se agirmos em consórcio, alguns dos sentimentos ruins irão embora”.

Curiosidades

David Gilmour divide os vocais com Waters em “Hey You”, além do mais o músico gravou tanto a guitarra quanto o baixo na canção. 

No entanto, o crédito da canção é apenas de Roger Waters. O fato é que o baixista já vinha assumindo a maioria das composições do Pink Floyd desde “Wish You Were Here”, em 1975. De certa forma a atitude começou a gerar bastante discussão, tendo em vista que Gilmour, Wright e Nick Mason criavam apenas sob a visão de Waters. 

Tanto que Roger Waters, com total controle da banda, expulsou Richard Wright durante as gravações do The Wall. O motivo é que Wright queria participar diretamente da produção, o que desagradava Roger, cujo desejo era apenas tê-lo como músico.

Quando começaram as turnês do “The Wall”, Richard Wright participou dos shows mas como músico contratado. O tecladista só voltaria para banda em 1987, quando Roger Waters já não fazia mais parte do Pink Floyd. 

Por fim, no filme “The Wall”, lançado em 1982, “Hey You” ficou fora da trilha sonora. Roger Waters acreditava que a música não se encaixava cronologicamente na produção.