Pink Floyd: saiba quais são os 5 álbuns mais vendidos da banda

Compartilhe

Ao longo da carreira o Pink Floyd lançou 15 discos oficiais, muitos deles verdadeiras obras primas do rock. Então, vamos conhecer quais os 5 álbuns mais vendidos da banda

“The Dark Side of the Moon” (1973): 

Lançado em 1973, “The Dark Side Of The Moon”completou 50 anos em 2023. Inclusive, com lançamento de um box comemorativo do álbum. Ao mesmo tempo, Roger Waters, fez uma versão sua da produção, chamada, The Dark Side Of The Moon Redux, regravando todas as faixas, mas sem os antigos companheiros de banda. 

Sendo assim, este ano tivemos dois “The Dark Sides”. Até hoje, as estimativas de vendas superaram 43 milhões de cópias em todo o mundo. Não só é a obra mais vendida do Pink Floyd, como também do rock em geral. 

Portanto, Dentre as faixas, “Time”, “Money”, “The Great Gig In The Sky” e “Speak To me / Breathe.

 “The Wall” (1979): 

O álbum conceitual do Pink Floyd, lançado em 1979, “The Wall”, vendeu cerca de 31 milhões de cópias, trazendo uma das canções mais populares da banda, “Another Brick The Wall”, “Comfortably Numb” e “Hey you”. O álbum aborda temas como a guerra, alienação e perda de identidade vivida pelo personagem Pink, criado por Roger Waters, que busca construir muros para se proteger do mundo exterior. 

“The Wall” ganhou mais notoriedade ainda, quando em 1982, o diretor Alan Parker criou um filme, cuja narrativa era baseada no disco. 

Pink Floyd: “A Momentary Lapse Of Reason”, uma cama para sonhadores, loucos e doentes.

“Wish You Were Here” (1975): 

Pink Floyd: saiba quais são os 5 álbuns mais vendidos da banda

“Wish You Were Here”, vendeu aproximadamente 22 milhões de cópias em todo o mundo. O álbum é considerado como uma obra sobre ausência, até pelo nome da faixa título, uma homenagem a Syd Barrett, que apareceu no estúdio de surpresa durante as gravações. Careca, acima do peso, Syd chegou a ouvir,  “Shine On You Crazy Diamond”, outra música em sua homenagem, mas considerou a canção antiquada.

Uma outra característica do álbum é a crítica ao mercado fonográfico e ao sistema capitalista, explícito na canção, “Welcome To The Machine”. Inclusive a capa com o homem em chama como se fechassem um acordo é sobre as tratativas as vezes nada honestas do sistema. 

“Animals” (1977): 

Pink Floyd: saiba quais são os 5 álbuns mais vendidos da banda

Este álbum teve estimativas de vendas superiores a 12 milhões de cópias. “Animals” foi inspirado no livro de George Orwell, “A Revolução dos Bichos”, onde semelhante à obra literária, o Pink Floyd faz uma analogia entre homens e animais. Como por exemplo, porcos, cães e ovelhas, respectivamente sendo, homens da lei, políticos e aqueles que seguem cegamente ideias e conceitos.

A foto da capa é da termelétrica Battersea nos arredores de Londres, onde o Pink Floyd botou um porco inflável para voar entre as chaminés do local. Sendo que em uma das tentativas, o porco se soltou e acabou atrapalhando o espaço aéreo. 

“The Division Bell” (1994): 

Pink Floyd: saiba quais são os 5 álbuns mais vendidos da banda

11 milhões, é total de vendas do álbum, “The Division Bell”, uma obra considerada mais como um disco solo de David Gilmour. Afinal, a esposa de Gilmour, Polly Samson participa em 7 composições, inclusive, a fabulosa “High Hopes”, uma narrativa sobre a infância de David Gilmour. 

Por fim, as duas esculturas dos rostos no campo em Cambridge estampada na capa é um dos destaque enigmáticos deste álbum. 

“High Hopes” do Pink Floyd: uma odisseia sonora além dos limites