Deep Purple: “Highway Star”, um heavy metal sobre carros e garotas.

“Highway Star”, é a faixa de abertura do clássico álbum do Deep Purple, Machine Head.

Machine Head, é aquele famoso álbum do Deep Purple, lançado em 1972, onde está “Smoke On The Water”, inspirada no incêndio ocorrido em Montreux, na Suíça, durante um show de Frank Zappa. 

Contudo, a resenha é sobre outra canção, não mesmo importante – “Highway Star” – a faixa que abre o álbum. A música fala realmente sobre velocidade, relembrando os velhos tempos do rock roll clássico, quando falar de carros e garotas se tornava na maioria das vezes o enredo das canções. No entanto, agora com um componente a mais, ao som do heavy metal, e solos também velozes. 

Roger Glover conta que a música nasceu durante uma turnê, quando a banda ia de ônibus até Portsmouth, no Reino Unido. O baixista relata que a banda precisava substituir a faixa de abertura dos shows, “Speed King”.

“Highway Star” se tornou a estreia daquele ponto em diante. A música evoluiu através de apresentações ao vivo e foi gravada para o álbum Machine Head em dezembro de 1971”. Conforme relatou Roger. 

A intenção da música era realmente exaltar a velocidade e aceleração de um carro. Além do mais o solo da canção, pontuou entre os 15 melhores do mundo eleito pela Guitar Player em 2008. 

“Eu escrevi nota por nota há cerca de uma semana antes de gravá-la. Eu queria que soasse como alguém dirigindo um carro veloz, para que fosse uma daquelas músicas que você faria ouça enquanto acelera. E eu queria um som de Bach bem definido, e foi por isso que o escrevi – e por que toquei aqueles arpejos muito rígidos naquela progressão de Bach muito familiar”. De acordo com o guitarrista Ritchie Blackmore. 

Deep Purple: “Smoke On The Water” a canção inspirada em um incêndio e na 5ª sinfonia.

Um incêndio na “Highway”

“Highway Star”, assim como grande parte do álbum Machine Head, foram gravados em dezembro de 1971, em meio ao caos que se formou em Montreux após o incêndio no casino onde o Deep Purple gravaria. 

Os estúdios improvisados no hotel da banda na Suíça, contaram com cabos espalhados por corredores e janelas, além de colchões nas paredes para ajudar na acústica.  

Lançada como single nos Estados Unidos em 1972, “Highway Star” só alcançou o 4º lugar, sendo desbancada por “Smoke On The Water”, do mesmo álbum.

Por fim, “Highway Star” é considerada ao lado de “Born To Be Wild”, do Steppenwolf, uma das melhores canções para se ouvir dirigindo na estrada.