Deep Purple: “Highway Star”, um heavy metal sobre carros e garotas.

“Highway Star”, é a faixa de abertura do clássico álbum do Deep Purple, Machine Head.

Machine Head, é aquele famoso álbum do Deep Purple, lançado em 1972, onde está “Smoke On The Water”, inspirada no incêndio ocorrido em Montreux, na Suíça, durante um show de Frank Zappa. 

Contudo, a resenha é sobre outra canção, não mesmo importante – “Highway Star” – a faixa que abre o álbum. A música fala realmente sobre velocidade, relembrando os velhos tempos do rock roll clássico, quando falar de carros e garotas se tornava na maioria das vezes o enredo das canções. No entanto, agora com um componente a mais, ao som do heavy metal, e solos também velozes. 

Roger Glover conta que a música nasceu durante uma turnê, quando a banda ia de ônibus até Portsmouth, no Reino Unido. O baixista relata que a banda precisava substituir a faixa de abertura dos shows, “Speed King”.

“Highway Star” se tornou a estreia daquele ponto em diante. A música evoluiu através de apresentações ao vivo e foi gravada para o álbum Machine Head em dezembro de 1971”. Conforme relatou Roger. 

A intenção da música era realmente exaltar a velocidade e aceleração de um carro. Além do mais o solo da canção, pontuou entre os 15 melhores do mundo eleito pela Guitar Player em 2008. 

“Eu escrevi nota por nota há cerca de uma semana antes de gravá-la. Eu queria que soasse como alguém dirigindo um carro veloz, para que fosse uma daquelas músicas que você faria ouça enquanto acelera. E eu queria um som de Bach bem definido, e foi por isso que o escrevi – e por que toquei aqueles arpejos muito rígidos naquela progressão de Bach muito familiar”. De acordo com o guitarrista Ritchie Blackmore. 

Um incêndio na “Highway”

“Highway Star”, assim como grande parte do álbum Machine Head, foram gravados em dezembro de 1971, em meio ao caos que se formou em Montreux após o incêndio no casino onde o Deep Purple gravaria. 

Os estúdios improvisados no hotel da banda na Suíça, contaram com cabos espalhados por corredores e janelas, além de colchões nas paredes para ajudar na acústica.  

Lançada como single nos Estados Unidos em 1972, “Highway Star” só alcançou o 4º lugar, sendo desbancada por “Smoke On The Water”, do mesmo álbum.

Por fim, “Highway Star” é considerada ao lado de “Born To Be Wild”, do Steppenwolf, uma das melhores canções para se ouvir dirigindo na estrada.