The Beatles: o dia que a banda tocou para apenas 18 pessoas.

Compartilhe

Quem vê os shows de Paul McCartney lotados, não imagina que os Beatles já passaram alguns perrengues, como por exemplo, tocar para 18 pessoas.

Os shows de Paul McCartney no Brasil reúnem aproximadamente em média cerca de 47 mil pessoas. Sendo assim, as 8 apresentações do músico no país devem somar algo em torno de um público por volta de 376 mil presentes. 

Contudo, nem sempre foi assim, lá no ano de 1961, quando Os Beatles ainda nem eram famosos mas já tinham um certo público, tocavam em salões de baile e inferninhos como por exemplo a temporada em Hamburgo na Alemanha. No entanto, em um sábado em Hampshire na Inglaterra chegaram a tocar para um público de apenas 18 pessoas, mas isso tem uma explicação.

Então, vamos conhecer a história. 

Sam Leach era um pequeno promotor de eventos, que já havia visto Os Beatles tocando em Liverpool. Sendo assim, ele resolveu contratar John, Paul, George e ainda Pete Best para tocar em uma cidade militar perto de Londres, em Aldershot, Hampshire, em um lugar conhecido como Palais Ballroom. 

Seriam 5 sábados, e o nome do evento era, “Batalha de bandas entre Liverpool e Londres”. A primeira noite, em 9 de dezembro, contava com Os Beatles x Ivor Jay & Jaywalker. Sam criou uma arte para um cartaz e mandou para o jornal local junto com um cheque de 100 libras, no entanto, o anúncio não foi veiculado e nem o cheque descontado, porque para anunciantes não regulares o pagamento deveria ser feito em dinheiro. 

Dessa forma, a divulgação do evento se limitou ao boca a boca e uns cartazes distribuídos, sendo que muitos deles foram rasgados. Para contextualizar, jornais impressos e rádio eram os principais meios de comunicação da época. 

The Beatles: o dia que a banda tocou para apenas 18 pessoas.
Hoje, estes 18 privilegiados. Foto Richard Matthews

Para chegar até a cidade, os Beatles levaram 9 horas de Liverpool até Hampshire, e quando descobriram que tocariam para praticamente ninguém desceram até os cafés da cidade e anunciaram como show gratuito. Mesmo assim, só compareceram 18 pessoas. E para completar, a banda Ivor Jay & Jaywalker, não apareceu.

Pete Best comentou sobre o ocorrido.

The Beatles: o dia que a banda tocou para apenas 18 pessoas.
Paul e Pete se divertindo. Foto Richard Matthews

No meio de um número, George e Paul vestiram seus sobretudos e foram para a pista dançar foxtrot juntos, enquanto o resto de nós se esforçava, fazendo música suficiente para eles e para o punhado de espectadores. Fizemos palhaçadas durante todo o segundo tempo. John e Paul tocaram deliberadamente acordes e notas erradas e adicionaram palavras às músicas que nunca estavam nas letras originais”.

The Beatles: o dia que a banda tocou para apenas 18 pessoas.
Paul e John dançando e a banda bebendo. Foto Richard Matthews

 

Richard Matthews chegou a fotografar John e Paul dançando no salão, a banda bebendo cerveja, jogando futebol com bolas de bilhar na pista de dança após o “show”. 

Está mesma guitarra Gretsch que George usa esta na capa do álbum Cloud Nine de 1987. Foto Richard Matthews

Portanto, não havia muito o que fazer, Os Beatles fizeram o que sabiam, tocaram músicas de Chuck Berry, Carl Perkins, Eddie Cochran, Paul cantou “Till There Was You”, e até Pete Best arriscou um vocal. Um detalhe, a guitarra Gretsch que George usa é a mesma que eles está na capa do álbum Cloud Nine em 1987.

“Got My Mind Set On You’, colocou George Harrison de volta as paradas em 1987

Após a fama dos Beatles, Sam Leach falou sobre este dia. 

“Esses poucos apostadores ficaram entusiasmados e prometeram voltar na semana seguinte, trazendo consigo seus companheiros. Muitas vezes me pergunto o que acontece quando esses jovens falam sobre a noite em que os Beatles chegaram a Aldershot e quase ninguém apareceu para vê-los. Eu posso apenas ouvir isso. ‘Ah, lá estávamos nós, todos nós 18, assistindo os Beatles no palco… e eles fizeram um bis’. Lembra. 

Como estavam mais próximos de Londres do que Liverpool a banda seguiu na Van até a capital londrina, conseguindo tocar em um bar no bar Blue Gardenia Club, no Soho, clube que era dirigido pelo amigo do Cass And The Cassanovas. 

No sábado seguinte, o Palais Ballroom recebeu outra banda de Liverpool, Rory Storm And The Hurricanes, ainda com Ringo na bateria. O anúncio saiu publicado no jornal, devido ao pagamento à vista, e o salão recebeu cerca de 210 pessoas. Contudo, Sam Leach cancelou os três eventos seguintes. 

O Palais Ballroom situado na Queens Road com a Perowne Street, em Aldershot, pegou fogo. Hoje o local é um centro indiano.