Os 10 assobios mais marcantes do rock e pop.

Assoviar ou Assobiar é um dom, e não é para qualquer um, principalmente quando se trata de colocar essa forma musical junto com outros instrumentos. 

No rock e pop este artifício foi colocado algumas vezes em canções, e ficou tão bom, que tornaram as músicas e bandas memoráveis. Portanto, listamos alguns do assobios mais famosos, que com toda certeza você já tentou imitar alguma vez. Sendo assim, confira pela lista de relevância:

Edward Shapes & The Magnetic Zeros – Home

A canção da banda indie/folk norte-americana foi composta em 2010, o assovio do começo da canção, “Home” ficou marcado, tanto que a faixa ficou entre as 100 mais tocadas naquele ano.

Foster The People – Pumped Up Kicks

Em 2010 o Foster The People lançava, “Pumped Up Kicks”, uma canção marcada por polêmicas, a letra faz alusão aos ataques a escolas americanas personificados na figura de Robert. No entanto, Mark Foster, autor da música, disse que a canção é uma forma de alertar as pessoas. Com letra polêmica ou não, a música se tornou um viral em 2010, com sua pegada dançante, e marcada com o assovio quase no final que impossível não tentar imitar. 

The Beatles – The Continuing Story Of Bungalow Bill 

A composição folk de John Lennon falando de um caçador de tigres na Índia para quem não sabe é real, confira aqui a história. No final da canção, quando entra um mellotron, John Lennon começa assoviar no ritmo da canção, chamando para a entrada de “While My Guitar Gently Weeps”. 

LEIA MAIS: As 5 melhores músicas dos Rolling Stones segundo o ChatGPT

John Lennon – Jealous Guy

E não é que John Lennon gostava de fazer um bico, na sua carreira solo em 1971, já como ex-beatle, o músico voltou a usar o assovio na romântica Jealous Guy. Na música, o assovio de Lennon soa quase como um solo, acompanhado da banda e dando destaque para o piano.

LEIA MAIS: Pink Floyd: o que aconteceu após o sucesso de “The Dark Side Of The Moon”?

Guns N´Roses – Civil War

Axl Rose, com o assobio em Civil War é um dos grande atrativos desta canção que está no álbum Use Your Illusion II, lançado em 1991, a canção é um rock extenso e pesado protesto contra a guerra.

Peter Bjorn and John – “Young Folks”

Quem costuma ver reels tanto no Instagram quanto no Tik Tok, já ouviu o assovio característico da canção, “Young Folks”, de Peter Bjorn And John. A faixa se tornou viral depois de 18 anos de lançada em 2006. 

Guns N´ Roses – One A Million

Axl Rose sem dúvida é o campeão em assovios em canções, “One A Million” é uma delas, apesar do belo assoviar, a música é bem pesada, trazendo até conteúdos racistas, homofóbicos, mas foi composta em 1988, e naquela época não havia muita uma preocupação por parte de compositores, principalmente no rock em tratar destes temas. 

Então, agora vamos as três mais:

Maroon 5 – “Moves Like Jagger”

Em 2011 o Maroon 5 apresentou a canção, “Moves Like Jagger”, que tem a participação de Christina Aguilera. A letra faz menção aos passos de dança de Mick Jagger, que aliás um dia destes dançou bastante a canção em um bar. O assobio da canção mixado logo no início da canção se tornou uma marca registrada da música.

Scorpions – “Wind of Change”

A balada dos alemães do Scorpions, “Wind Of Change”, lançada em em 1990 no Brasil figurou como uma canção romântica, mas a letra não tem nada de romantismo, pois fala sobre a mudança política, principalmente na Alemanha naquele período. O muro de Berlim já havia caído, e o bloco comunista da União Soviética estava se desfazendo. O assovio é justamente o vento da mudança, então fique com isso na cabeça quando for dançar agarradinho ao som desta canção.

Guns N’ Roses – “Patience” 

Em primeiro lugar, lógico, Axl Rose novamente, com a balada “Patience”, de 1988. O assovio da canção pegou até quem não gostava de rock. Além disso, o videoclipe da música no auge da MTV, mostrava Axl na sua melhor forma, e trazia a banda cheia de exotismo, com Slash alisando uma cobra e a banda tocando em bar fechado.

Por fim, se lembrou de mais alguma deixe nos comentários.