O Pink Floyd foi um quinteto por quatro apresentações em 1968

Compartilhe

O Pink Floyd começou o ano de 1968 como um quinteto, adicionando David Gilmour à formação. 

A maioria das pessoas conhecem o Pink Floyd como um quarteto, em sua formação clássica, com David Gilmour (guitarra e vocais), Roger Waters (Baixo e vocais), Richard Wright (piano e teclados) e Nick Mason (bateria). 

Contudo, por quatro apresentações a banda chegou a ser um quinteto. O fato aconteceu no mês de janeiro de 1968. Naquele momento a banda havia lançado somente um álbum, “The Piper At The Gates Of Down”, em 1967. 

Como o grupo ganhava destaque na cena de Londres, os shows passaram a ser mais frequentes, mas os problemas também. Syd Barrett estava no auge do vício em drogas, principalmente as sintéticas, como LSD, além de problemas de saúde mental, como por exemplo, a esquizofrenia. 

David Gilmour, Syd Barrett, Nick Mason, Roger Waters e Richard Wright.

O músico tomava as pastilhas de LSD como se fosse bombons, e vivia sempre letárgico, esquecendo compromisso, letras das músicas nas apresentações, vagando pelo palco, e deixando a banda na mão algumas vezes. A solução encontrada foi chamar David Gilmour, inclusive pelo próprio Syd, tendo em vista que ambos já se conheciam desde a infância e do colégio de artes. 

As apresentações.

O quinteto Pink Floyd, com David Gilmour e Syd Barrett nas guitarras, se apresentou em cerca de quatro shows. Sendo um deles, na universidade de Aston, em Birmingham, no dia 12 de janeiro de 1968, no dia 13 em Winter Garden, dia 19 em Lewes, e por fim, no dia 20 em Hastings. 

Na apresentação marcada em Southampton para o dia 26 de janeiro, em um pequeno festival com Marc Bolan, Syd Barrett já não estava mais presente, e a partir dali eles seriam o quarteto como conhecemos. 

No entanto, a banda segurou Syd para que continuasse compondo e inclusive participando das gravações do novo álbum, “A Saucerful Of Secrets”. As gravações aconteceram efetivamente nos estúdios de Abbey Road a partir de 1º de fevereiro.

Já no dia 17 de fevereiro o Pink Floyd partiu para uma pequena turnê, incluindo Holanda, França e Bélgica. Veja uma apresentação na TV Francesa:

De volta a Londres, no dia 28 de março de 1968, o quarteto participou do programa Set Controls For The Heart Of The Sun da BBC. Syd Barrett estava lá, mas na plateia. 

Em abril de 1968 a manutenção de Syd Barrett na banda, mesmo que nos bastidores, se tornou insustentável. Sendo assim, ele acabou desligado do Pink Floyd, contudo, Barrett recebeu Royalties sobre a obra do grupo até sua morte em 2006.