The Beatles: viaje no tempo e saiba detalhes da capa de ‘Please Please Me’

Compartilhe

‘Please Please me”, o primeiro disco dos Beatles, quase tem uma capa dentro de um zoológico. Confira a história.

Por Sandro Abecassis

Capas de disco sempre geram curiosidade dos fãs: como foi o processo criativo? Que ideia quis passar? Muitas delas trazem significados ocultos em suas criações.

Sendo assim, escolhemos o primeiro álbum dos Beatles, “Please Please Me”, separamos curiosidades e localizamos este cenário hoje no Google Maps para que os fãs mais curiosos possam mergulhar no universo de John, Paul, George e Ringo.

Mas vamos descobrir como surgiu a ideia da capa.

The Beatles: viaje no tempo e saiba detalhes da capa de 'Please Please Me'

“Please Please Me” foi lançado em 22 de março de 1963, apresentando hits como “Love Me Do”, “I Saw Her Standing There” e o cover “Twist And Shout”. O álbum era para se chamar “Off The Beatle Track”, sugerido por George Martin, mas acabou se tornando “Please Please Me”, por conta da canção. 

Uma das fotos da época e o esboço de Martin

Várias fotos foram tiradas em estúdio pelo fotógrafo Angus McBean; no entanto, nenhuma delas foi aprovada. As fotos acabaram aproveitadas em outros materiais.

Martin sugeriu o Zoológico de Londres, na seção de insetos (beatles, besouros, insetos, sacou rsrs) mas não conseguiram autorização, ainda bem. Acima de tudo, George era melhor como produtor mesmo.

Foi nesse período que John Dove fotografou John, Paul, George e Ringo na famosa escada de Abbey Road, que mais tarde se tornou uma imagem promocional.

Algumas das fotos feitas por Angus em Abbey Road.

The Beatles: “In My Life” uma poesia em forma de canção autobiográfica.

Posteriormente, surgiu a ideia de posarem na sacada do 4º andar do prédio da gravadora EMI em Londres, em 11 de fevereiro de 1963. O fotógrafo Angus McBean ficou deitado do lado de fora fazendo vários takes dos rapazes, resultando na foto que todos conhecemos.

A história por trás da capa de “Please Please Me”

Uma curiosidade: o bandleader e dançarino britânico Joe Loss já havia feito uma foto no mesmo local em 1961.

Joe Loss

The Beatles: em 1969, um jornalista escreveu que o álbum Abbey Road era um desastre.

Os próprios Beatles refizeram a foto no local em 1969 para a coletânea capa azul 1967-1969.

55 anos hoje: o lançamento de Please, Please Me, o primeiro disco dos Beatles | Hypeness inovação e criatividade para todos

E no ano de 1976, quando contratados pela EMI, o Sex Pistols também tirou uma foto na sacada.

Sex Pistols

E cerca de 20 anos depois, em 1995, foi a vez dos conterrâneos ingleses do Blur.

Blur

Por fim, o prédio da EMI em Londres está localizado no 20 Manchester Square em Londres. Contudo, no momento que o google fez a foto o prédio estava em reforma. [confira o local do prédio hoje.]