“Stairway To Heaven”: por que Robert Plant não gosta da canção?

Compartilhe

“Stairway To Heaven”, está no disco Led Zeppelin IV, lançado em 1971.

“Stairway To Heaven”,está entre uma das 100 melhores canções do mundo do rock. A música lançada em 1971 pelo Led Zeppelin, composta por Robert Plant e Jimmy Page, se tornou uma das grandes canções da banda.

Com o famoso arranjo dedilhado na introdução, se tornou o o desejo de aprendizado de todo guitarrista iniciante, sendo quase obrigatória sua execução quando o músico mostra sua evolução no instrumento. 

Melodias e harmonias com flautas, “Stairway To Heaven”, saí do acústico para uma pegada mais pesada, com os vocais de Plant e a bateria de John Bonham se impondo, e o solo de Page mostra porque ele ainda é um dos melhores guitarristas da sua geração.

Robert Plant. Getty Images

A música não fez sucesso logo que lançada, foi acusada de ser plágio da canção “Taurus” da banda Spirit e houve quem acreditasse que teria mensagens ocultas. Mas o mais importante de tudo, ao longo dos anos Plant começou a renegar a faixa, e raramente executá-la ao vivo.

Bom, o motivo são vários. Certa vez ele mesmo disse, “não tem a ver com ser a minha favorita ou não, é apenas pelo fato de pertencer a uma época particular”. E ainda completou:

“Se eu estivesse envolvido na instrumentação, eu sentiria que é uma música magnífica, com sua personalidade própria. Até se assemelha a músicas mais sofisticadas. Mas minha contribuição foi apenas fazer as letras e cantar essa música, sobre o destino e algo muito britânico, quase abstrato”. Conforme conta.

E Finaliza, “É algo que um garoto de 23 anos fez”. 

Lembra do começo do texto, quando citei que os guitarristas aprendem a introdução de “Stairway To Heaven” para impressionar? Então, alguém tentou fazer isso na frente do próprio Plant e não chamou muita atenção. Veja:

AC/DC volta aos palcos e no site da banda fãs podem personalizar iniciais do seu nome.

Homenagem no Kennedy Center

No entanto, em 02 de dezembro de 2012, no Kennedy Center nos Estados Unidos, Robert Plant, Jimmy Page e John Paul Jones, foram homenageados pelo presidente Barack Obama. Na ocasião, vários artistas prestaram homenagens ao Led Zeppelin, como por exemplo, Foo Fighters com Taylor Hawkins nos vocais e Dave Grhol na bateria tocando “Rock And Roll” e Lenny Kravitz, em “Whola Lotta Love”.

Mas o grande momento foi a interpretação de “Stairway To Heaven”, pela banda Heart. Com Ann Wilson nos vocais, e o filho de John Bonham, Jason na bateria. A performance emocionou os três remanescentes do Led, fazendo Robert Plant lagrimar. Veja:

Por fim, Robert Plant gostando ou não, “Stairway To Heaven” ainda é um clássico do rock. E sinceramente, prefiro ver um adolescente se exibindo com os acordes da música, do que em hits banais de 15 segundos do Tik Tok

Sendo assim, siga a Nave Criativa no Google Notícias e fique por dentro do mundo rock e cinema.