Pearl Jam: Eddie Vedder relata problema de saúde como “experiência de quase morte”

“Foi quase como uma experiência de quase morte. Foi muito desconfortável e assustador.”

O vocalista do Pearl Jam, Eddie Vedder, revelou aos fãs que ele e alguns membros da banda sofreram com um problema de saúde grave nas últimas semanas, que ele descreveu como uma “experiência de quase morte”. Então, a situação resultou no cancelamento de shows em Londres e Berlim.

Vedder compartilhou a experiência durante o bis do show da banda em Barcelona no dia 6 de julho. Entre as músicas “Just Breathe” e “Wasted Reprise”, ele disse: “Na semana passada, foi quase como uma experiência de quase morte. Foi muito desconfortável e assustador. Parecia bronquite no peito. Parecia que eu não conseguiria respirar, talvez não passasse a noite e teria que ir para o hospital.” Veja:

Sendo assim, ele explicou que a doença afetou “alguns” da equipe da turnê e acrescentou: “Você percebe o quão preciosa é a vida. Quão sortudos somos por estar em um planeta onde podemos sair e tocar para pessoas incríveis como as desta sala esta noite. Então, foi uma experiência forte. Não vou esquecer tão cedo. E não vamos esquecer esta noite tão cedo.” Conforme revelou.

Cancelamentos e Repercussão

O Pearl Jam cancelou inicialmente um show no Tottenham Hotspur Stadium em Londres em 29 de junho, devido à doença, seguido por dois shows em Berlim nos dias 2 e 3 de julho. Em comunicado aos fãs, a banda lamentou o transtorno e disse: “O impacto dessa decisão não passou despercebido por nós. Sentimos muito que muitas pessoas gastam tempo, dinheiro e energia emocional para conseguir ingressos e depois vir ver a banda, e é de partir o coração decepcioná-los.”

Os shows cancelados faziam parte da turnê europeia da banda em apoio ao seu último álbum, “Dark Matter”, lançado em 19 de abril. Contudo, apesar dos contratempos, a turnê segue com shows nos EUA a partir de 22 de agosto, e depois na Austrália e Nova Zelândia em novembro.

Recepção do Novo Álbum

O álbum “Dark Matter” recebeu críticas positivas, com a NME elogiando o retorno da banda ao “charme carismático” que os consagrou nos anos 90. A resenha da NME diz: “Para aqueles que anseiam pelas composições marcantes que colocaram a banda no mapa há mais de três décadas, ‘Dark Matter’ será uma surpresa agradável.” Por fim, com a a saúde recuperada, o Pearl Jam segue com a turnê mundial, levando seu novo som e sucessos clássicos para fãs ao redor do mundo.