Paul McCartney relembra encontro com Milton Nascimento e elogia o Brasil.

Compartilhe

Paul McCartney publicou um texto em seu site agradecendo o Brasil e enaltecendo o encontro com Milton Nascimento. 

Paul McCartney está todo alegre ao ter recuperado o seu baixo Hofner de 1961, recuperado depois de ter sido roubado por volta de 1972. A alegria do músico também se traduziu em uma publicação no seu site nesta sexta-feira, 16. 

O texto relembra a passagem de McCartney pelo México, e sobretudo, os shows no Brasil e o encontro com Milton Nascimento. 

A publicação ressalta os trechos mais empolgantes, onde faz uma menção bem particular à capital federal, Brasília. 

“O que acontece em Brasília, dizem, fica em Brasília. Isso, é claro, a menos que você seja Paul McCartney realizando seu menor show no hemisfério sul”. Diz a abertura da publicação.

O Clube do Choro 

O músico ressaltou a emoção de ter tocado no Clube do Choro, informando que a decisão para o evento foi algo espontâneo. Inclusive, comparando a casa com um outro pub, só que da ficção, o Mos Eisley Cantina de Star Wars. 

O texto ressalta os 300 sortudos que conseguiram comprar os ingressos e retiraram os bilhetes no dia do evento. E ainda lembrou da primeira vez que tocou no Brasil, no estádio do Maracanã. “Foi tudo um contraste total com o show de estreia de Paul no Brasil em 1990, quando cerca de 184.000 pessoas ajudaram Paul a estabelecer um recorde mundial de público no mega Estádio do Maracanã, no Rio”.

Clube Do Choro. @MPL

A publicação de Paul comenta que o público da Casa do Choro era apenas 0,16% dos presentes no Maracanã em 1990. Contudo, para McCartney as duas horas de show com 24 músicas lembraram os tempos de Cavern Club em Liverpool.

Encontro com fã

O texto segue, falando sobre a primeira grande apresentação no Mané Garrincha em Brasília, recordando o encontro de McCartney com a fã Fabiana Nonato, de 40 anos, que ganhou em um concurso a chance de conhecer o ex-Beatle. 

“Isso me deu um pouco de esperança e alegria quando precisei, e conhecer Paul hoje foi o melhor dia da minha vida. Ele foi tão legal e realista, e reservou um tempo para conversar conosco e fazer perguntas também. Eu simplesmente não consigo acreditar.” Conforme lembra Fabiana no site de Paul. 

Milton Nascimento.

No show de Minas Gerais, o texto recorda o encontro de Paul McCartney com o músico e compositor brasileiro, Milton Nascimento. Traduzimos na integra do site de McCartney o encontro emocionante. Leia:

“Visitando os bastidores da Arena MRV no dia do primeiro show de Paul lá, no dia 3 de dezembro, estava o lendário cantor e compositor brasileiro Milton Nascimento. Este foi o primeiro avistamento de Milton desde que anunciou sua aposentadoria. Milton recorreu às redes sociais para expressar sua alegria por poder ir ao show de Paul.

Pudemos ver a dupla se conectando e conversando juntos. Eles também trocaram presentes – Milton deu a Paul uma cópia autografada de seu álbum de 1970,  Milton (engraçado que ambos lançaram álbuns autointitulados naquele ano!), que incluía o hit ‘Para Lennon E McCartney’ (‘For Lennon And McCartney’)

Paul McCartney relembra encontro com Milton Nascimento e elogia o Brasil.
Milton, Paul e Auguto, filho de Milton Nascimento.@MPL

Em troca, ele recebeu uma das camisetas da turnê de Paul. A mídia brasileira chamou isso de “troca cultural significativa entre dois artistas icônicos”. Certamente foi muito legal. Milton gostou tanto do show de Paul que voltou na noite seguinte, e 12 dias depois ao show do Rio!

A única pessoa mais animada que Milton naquele dia foi Mike, um membro da equipe de segurança de Paul, que é um grande fã de Milton”

Volta ao Maracanã

Sobre a volta ao Maracanã no Rio, Paul inicia a publicação dessa forma: “Este não foi um dia normal, então não começou da maneira normal! Abrindo a janela do meu hotel pela manhã, quando acordei, vi um avião voando pela praia de Copacabana, no Rio, puxando uma enorme placa que dizia: ‘Bem-vindo de volta ao Rio Paul’. Que maneira de fazer se sentir bem-vindo!”

No dia da apresentação, 16 de dezembro, McCartney revela como estava quente, inclusive brincou que a pirotecnia de “Live And Let Die”, fazia o cenário parecer frio. 

Os balões em “Obla-di-obla-da” e as placas “Na Na Na” e o coro de “Hey Jude” fizeram algo parecer mágico, aliás o show teve a transmissão da Disney + Plus

Paul McCartney relembra encontro com Milton Nascimento e elogia o Brasil.
Público no Maracanã. @MPL

Quem também compôs a plateia de 66 mil espectadores, foram as filhas de Paul, Mary e Stella, que acompanharam tudo de perto, na mesa de som, próximo ao público. 

Uma curiosidade revelada na publicação foram as comemorações da equipe após o show:

“Há uma longa tradição de turnê que marca o final de cada show. Assim que a banda e Paul finalmente saem do palco, eles seguem para o ônibus da turnê, onde o Team Macca dá um parabéns especial aos rapazes e Paul cumprimenta todos os membros da equipe enquanto caminha.   

Quando os Hot City Horns se juntaram à turnê em 2018, deram outro aspecto a essa tradição, enquanto Paul, Kenji e Mike tocavam uma música comemorativa para acompanhar a sequência de cumprimentos. As músicas são personalizadas para os destinos turísticos, com algumas favoritas incluídas ao longo do caminho, como o tema The A-Team ou ‘Eye Of The Tiger’. Conforme o texto.

Naquela noite, encerrando 2023 e o clima do carnaval carioca, os meninos tocaram ‘Copacabana’ para acompanhar Paul no ônibus. Todos aplaudimos e aplaudimos – euforia total! O show mais quente do mundo na cidade mais quente do mundo. Que dia e que meses tivemos”.

Paul McCartney relembra encontro com Milton Nascimento e elogia o Brasil.
Placa recebida por Paul. @MPL

Por fim, o show de Paul McCartney no Maracanã chegou a marca de 2 milhões de espectadores desde a primeira vez que o Beatle pisou no Brasil. Sendo assim, McCartney ganhou uma placa contendo este número histórico. A placa tem uma lista de todas as cidades em que Paul McCartney tocou no Brasil desde 1990.