Sem recorrer a violência, “Zona de Interesse”, retrata os horrores de Auschwitz

Compartilhe

‘Zona de Interesse’, indicado a 5 Oscars, leva os espectadores a uma jornada reflexiva pela Segunda Guerra Mundial nos cinemas.

O destaque nos cinemas neste fim de semana é o intrigante filme ‘Zona de Interesse’, uma produção alemã do diretor Jonathan Glazer, que conta com 5 indicações ao Oscar este ano.

“Zona de interesse” se passa na segunda guerra mundial, mas não é um filme sobre holocausto ou cenas de conflito armado, e sim um aspecto emocional muito forte da sociedade alemã a frente do que se passava nos campos de concentração alemães. 

O enredo conta a história do oficial nazista Rudolf Heiss, da sua mulher, e de seus filhos. A família mora confortavelmente em uma casa vizinha ao campo de concentração mais aterrorizante de toda a guerra,  Auschwitz, no sul da Polônia, ocupada pelos nazistas. 

Enquanto vivem uma vida normal, os horrores acontecem dentro do campo, abrigando judeus capturados, que sofriam torturas, além de forçados a trabalho escravo. E sobretudo, mortos, através de câmeras de gás e depois incinerados. No entanto, no filme tudo é sugerido de uma forma assustadora.

Como por exemplo, em uma das cenas, a esposa de Rudolf Heiss mostra uma horta pacientemente a uma senhora, enquanto do outro lado do muro está um dos complexos de Auschwitz, onde se ouve os gritos de prisioneiros.

Sem recorrer a violência, "Zona de Interesse", retrata os horrores de Auschwitz
Cena de Zona de interesse. Divulgação

A senhora pára, ouve, mas não pergunta nada, e continua a ver a horta como se nada tivesse acontecendo. 

Sem ser explícito.

Sem recorrer a violência, "Zona de Interesse", retrata os horrores de Auschwitz
Cena de Zona de interesse. Divulgação

“Zona de Interesse” não é explícito sobre os horrores contra os judeus na segunda guerra, mas faz seu papel. Afinal, faz o espectador quase saltar da cadeira e pular dentro do filme, e perguntar para as pessoas ali naquela casa por que se fazem de surdas ou indiferentes ao ouvirem os gritos que vem de Auschwitz. 

“Nunca tive nenhum desejo de recriar as atrocidades com atores e figurantes. Não havia essa opção para mim. O som é capaz de pintar essas imagens na nossa cabeça”. Conforme afirma Glazer.

“Operação Final”: filme que conta uma história real de caça a um Oficial Nazista

O filme conta com uma alta pontuação do agregador IMdB, alcançando uma nota 7,9 nas avaliações. 

“Zona de Interesse” está em exibição na rede Cinépolis. Por fim, confira o trailer: