Paul McCartney: as curiosidades de ‘I’ve Just Seen a Face’, sua canção country de 1965.

Paul McCartney escreveu “I´ve Just Seen a Face” em 1965, que teve inclusive um outro título, “Auntie Gin’s Theme”, pelo fato de que a tia de Paul gostava demais da canção. 

A composição é um verdadeiro country de Paul, indo até para o gênero bluegrass, com uma batida mais rápida, sem baixo, com Ringo tocando maracas. 

“Do meu ponto de vista, ela era um pouquinho Country & Western. Mas era mais acelerada, tinha uma coisa estranha, de ritmo rápido. Fiquei muito satisfeito com ela. A letra funcionava, puxava a gente para a frente, para o próximo verso, tinha um quê de insistência e gostei disso”.Conforme conta Paul no livro Many Years From Now. 

Paul McCartney: as curiosidades de 'I've Just Seen a Face', sua canção country de 1965.

Dizem os críticos que a música era uma resposta as canções feitas por Paul Simon & Garfunkel, assim como, “Back In USRR” foi para os Beach Boys, e “If I Need You Someone” para a banda The Byrds. 

Curiosidades

A composição de “I´Ve Just Seen  A Face” aconteceu na casa da família Asher, na Wimpole Street, onde Paul morava com Jane. O baixista tinha uma espécie porão reservado para si, onde criava as composições. Neste mesmo espaço ele e John Lennon compuseram, “I Want To Hold Your Hand” e “Every Little Thing”, assim como Paul, “And I Lover Her”, “You Won´t See Me” e “Eleanor Rigby”.

A faixa entrou no álbum Rubber Soul na edição americana, porque a Capitol queria dar mais uma cara acústica ao disco. Outro fato, a música foi uma das primeiras dos Beatles a entrar no repertório dos Wings. Porque até então, Paul ainda ressentido por conta do fim do grupo, só tocava composições da sua fase solo. 

No filme, “Across The Universe”, lançado em 2007, a cena do boliche mostra o personagem Jude (Jim Sturgess) cantando a canção em um ritmo bem mais rápido que a versão original.