The Beatles: saiba como nasceu, “I Want To Hold Your Hand”.

Compartilhe

“I Want To Hold Your Hand”, se tornou o primeiro grande sucesso dos Beatles nos EUA.

A música que colocou Os Beatles nos primeiros lugares nos Estados Unidos, foi, “I Want To Hold Your Hand”, em 1º de fevereiro de 1964, depois de meses com Brian Epstein reunindo com os figurões das gravadoras tentando emplacar Os Beatles nos EUA. 

É importante ressaltar que a banda já estava programada para uma turnê de divulgação nos Estados Unidos desde o mês de novembro de 1963. As conversas com Ed Sullivan tinham avançado, e a banda tocaria no programa, em Nova Iorque e Miami, e se apresentaria também em Washington. 

Portanto, essa história que sempre Paul McCartney contou que a banda só iria para os Estados Unidos se estivessem em 1º lugar é bravata. 

Na casa dos Asher.

Contudo, o que não é mentira é a forma como nasceu a canção, “I Want To Hold Your Hand”. Na época, Paul namorava Jane Asher e morava na casa dela, em Londres, na Wimpole Street, 57. 

The Beatles: saiba como nasceu, “I Want To Hold Your Hand”.
Jane Asher e Paul. Arquivo pessoal.

Jane Asher era atriz de teatro, e a família toda era ligada às artes, como sua mãe Margaret, que dava aula de música, e o irmão, Peter, também músico. Sendo assim, McCartney se viu em um ambiente culturalmente fascinante, como lembra no livro, “Many Years From Now”:

“Foi realmente um choque cultural para mim a maneira que levavam a vida, não só o doutor, mas todos eles. Faziam coisas que eu nunca tinha visto antes, como, por exemplo, jogos de palavras durante o jantar. Ora, eu sou até bem inteligente, mas minha inteligência é intuitiva. Não conseguia acompanhá-los e sempre podia dizer: “Não conheço essa palavra “. Eu era sempre sincero e acabava conseguindo curtir e participar inteiramente daquilo”. Conforme lembra Paul. 

Margaret recebia seus alunos em uma salinha no porão, e era onde John Lennon e Paul McCartney se reuniam para compor, afinal, o lugar era isolado e ainda tinha um piano. 

The Beatles: saiba como nasceu, “I Want To Hold Your Hand”.
Paul e John na salinha dos Asher. @TheBeatles

“Escrevemos um monte de coisas juntos, ali, mano a mano, olho no olho. Como “I want to hold your hand”, por exemplo. Lembro-me de quando chegamos ao acorde que resultou na canção. Estávamos na casa de Jane Asher, lá embaixo no porão, tocando piano juntos. Tínhamos “oh, you- u-u […] got that something […]”. Paul achou esse acorde, e virei ele e disse: “É isso! Faça de novo!” Naquela época, a gente costumava escrever assim mesmo – um tocando juntinho do outro”. Lembrou John Lennon em entrevista à Rolling Stone.

E Paul completou:

“Olho no olho” descreve muito bem aquilo. Era exatamente desse jeito. “I want to hold your hand” foi realmente composta em parceria, muito mesmo. Foi nosso grande primeiro lugar nas paradas, aquele que acabaria nos levando aos EUA”. Finalizou.

A salinha de música da família Asher ainda foi palco do nascimento de outros clássicos dos Beatles, como por exemplo, “And I Lover Her”, “Every Little Thing”, “Eleanor Rigby”, “I´Ve Just Seen A Face”, “You Won’t See Me” e “I´m Looking Through You”. 

The Beatles: saiba como “I Want To Hold Your Hand” chegou aos 1º lugar nos EUA.

Paul McCartney morou por três anos na residência, até comprar sua casa na Cavendish Avenue em St. John´s Wood.