Os 2 clássicos do Survivor encomendados por Stallone: “Eyes Of The Tiger” e “Burning Heart”

Compartilhe

Sylvester Stallone encomendou da banda Survivor os classicos para dois filmes da franquia Rocky, “Eyes Of The Tiger” e “Burning Heart”

A banda de hard rock norte americano, Survivor formada em 1978 em Chicago por Jim Peterik, Dave Brickler e Frankie Sullivan emplacou diversos sucessos no começo dos anos 80. Principalmente com trilha sonora de filmes.

Aliás o cinema ajudou bastante o grupo, porque eles encontraram uma espécie de padrinho, Sylvester Stallone. O ator já era famoso por conta do filme Rocky I (1976) e Rocky II: a revanche. 

Rocky IV: Política e História | Miscelânea Cult

E quando começou a produzir o terceiro filme da Franquia, Rocky III: o desafio supremo, Stallone procurou o Survivor para que fizessem a trilha sonora. Ele pediu uma composição que fosse algo entre uma canção da banda, chamada “Poor Man’s Son” e “Another Bites The dust” do Queen. 

Desta encomenda, o Survivor compôs “Eyes Of The Tiger”, que inclusive deu título ao seu terceiro álbum e ganhou um Grammy, e ficou nas paradas da Billboard por diversas semanas. No entanto, logo após o sucesso da música, o vocalista Dave Bickler teve que se afastar por conta de nódulos nas cordas vocais.

Quem substituiu Dave foi Jimi Jamison, também fazendo história na franquia Rocky.

“Burning Heart”

Em 1984, Stallone começou a produzir Rocky 4. Neste filme o protagonista enfrenta o temido sovietico, Ivan Drago em plena União Soviética na época da Guerra Fria. 

A produção é uma clara propaganda americana contra a União Soviética, e recebeu muitas críticas por ter um roteiro muito fraco. 

Sendo assim, Stallone voltou a procurar a banda Survivor para compor a trilha sonora. Desta vez, já com o vocalista Jimi Jamison, a banda trouxe, “Burning Heart”, uma canção que entra no embate desta guerra dos dois blocos, capitalistas contra comunistas, e deixando claro que os mocinhos são os norte-americanos. Semelhante a “Eyes Of The Tiger”, “Burning Heart” também emplacou na Billboard por semanas.

Survivor

Nos versos da canção, existem as frases: 

Two World Collide, Rival nations. It’s A primitive clash (Dois mundos colidem, nações rivais e um conflito primitivo)

Seems our freedom’s up against the ropes (Parece que nossa liberdade está encurralada)

Does the crowd understand? (A multidão entende?)

Is it East versus West (É o Ocidente versus Oriente)

Don´t Stop Believin, uma música para ajudar você a nunca desistir.

Nos anos seguintes o Survivor ainda faria a trilha sonora de filmes como por exemplo, o Karate Kid com “The Moment of Truth”.

Por fim, Infelizmente Jimi Jamison foi encontrado morto em sua casa em 31 de agosto de 2014, vítima de um ataque cardíaco. Veja o video de Burning Heart