“November Rain” do Guns N’ Roses, por que a noiva morreu?

Compartilhe

“November Rain” do Guns N’ Roses se tornou um rock sinfônico da banda presente em “Use Your Illusion I”. Uma história de amor e perda cheia de mistérios. 

Por Sandro Abecassis

Em 1991, o Guns N’ Roses estava no seu auge e na sua melhor forma, mesmo com as confusões em que o Axl se metia e com alterações no grupo, como a saída de Izzy Stradlin e Steven Adler.

A banda passou pelo Brasil em janeiro daquele ano, na segunda edição do Rock In Rio II, no estádio do Maracanã. 

No entanto, a fama da banda também trazia responsabilidades, e os fãs aguardavam ansiosos o lançamento do terceiro álbum.

Afinal, o GN´R ainda colhia frutos do Appetite For Destruction (1987) dos clássicos “Sweet Child O´mine” e “Welcome to the Jungle”, e “Paradise City” e o GN´R Lies (1988), que tinha canções como “Patience”, a polêmica “One in a Million”e “I Used to Love her”. 

Dois álbuns duplos

Em 1991, a banda anunciou o lançamento de não um disco, mas dois, ambos duplos, e lançados simultaneamente, “Use Your Illusion I” e “Use Your Illusion II”, lançados em 17 de setembro de 1991. Um disco amarelo outro azul. Na capa, parte da obra do pintor renascentista, Rafael, “A escola de Atenas”. 

Contudo, na minha concepção os dois álbuns “Use Your Illusions” poderiam ter sido condensado a só, com aproximadamente 13 músicas. Como por exemplo, do disco 1: “Live and Let Die”, “November Rain”, “Back Of Bitch”, “Don´t Cry (original)”, “Dust N´ Bones”.

E do disco 2: “Civil War”, “Yesterdays”, “Knocking on Heavens Door”, “Pretty Tied Up”, “So Fine”, “Estragend”, “You Could Be Mine”, “Don´t Cry”. 

Ou seja, 13 músicas em um único “Use Your Ullusion”, aí sim, este seria o melhor álbum da banda.

Só para ressaltar, para um adolescente no Brasil em 1991 comprar um disco já era caro, duplo mais ainda, dois duplos então nem se fale. Na época, combinei com um amigo, eu comprava um álbum e ele o outro.

November Rain

Com nove minutos, a épica música composta por Axl Rose, é um dos principais destaques do álbum.

O músico começou a esboçar a faixa ainda na década de 80 junto com o Slash, que se inspirou na banda Nazareth para criação do solo da canção. Já Axl se inspirou em “Bohemian Rhapsody” do Queen, além de músicas de Elton John

Quando se fala em “November Rain”, a lembrança do videoclipe que passava exaustivamente na MTV é inevitável.

Slash tocando sua Gibson Les Paul no meio deserto com a singela capela branca como cenário, um detalhe, esta igrejinha não existia, e foi transportada para o Novo México durante as filmagens. Tanto é que videoclipe custou cerca de US$ 1 milhão de dólares, um dos mais caros da história.

A chuva de novembro é sobre amor, morte e recomeço, uma sinfonia que muda de acordo com o desenvolvimento da trama.

O vídeo começa com Axl tomando remédios para dormir, solitário em um quarto. Nas cenas em flashback, Axl aparece casando com a então namorada Stephani Seymour, que não parece muito feliz, e durante o decorrer da letra da canção fala de perda, de que nada dura para sempre, sobre aproveitar mais o amor, da necessidade de ter alguém. Além de imagens de shows.

E a morte da noiva?

Mas uma dúvida que sempre persistiu, o videoclipe mostra a festa de casamento, e enquanto todos se divertem uma chuva começa, e todos começam a se esconder e depois corta para a cena de Stephani morta dentro de uma caixão e Axl sofrendo pelo luto.

Mas qual a causa da morte de Stephani?

A explicação pode estar no livro de Del James, amigo de Axl Rose, “The Language Of Fear”, no conto “Withtout You”, contanto a vida de um cantor famoso que se casa, mas ele a trai e quando tenta a reconciliação ela se mata. 

Agora o que talvez seja mais plausível, é que Axl compôs a letra como um simbolismo para o fim do seu casamento verdadeiro com Erin Everly. A união durou apenas dez meses. Os dois casaram em 28 de abril de 1990 e Erin pediu a anulação em janeiro de 1991, depois de muitas brigas e confusões.

Ou seja, a “morte” do videoclipe é um simbolismo do fim do casamento. Esta e outras histórias estão no livro  A saga do Guns N’ Roses: A trajetória de uma das maiores bandas de rock do mundo .

November Rain também é conhecida por fazer parte de uma trilogia com “Don´t Cry” e “Estranged”, as três inspiradas no fim do relacionamento com Erin. 

Entao, veja o videoclipe de November Rain, que já superou 1 bilhão de views.