Don´t Stop Believin, uma música para ajudar você a nunca desistir.

Compartilhe

Don´t Stop Believin´, chegou a ultrapassar os 4 milhões de downloads pagos

Um Clássico do rock mundial, nasceu no começo dos anos 80, a música da banda Journey – Don´t Stop Believin´ – do álbum “Escape” de 1981, o sucesso da faixa transformou a música em um hino daquela geração.

No entanto, vamos voltar um pouco no tempo.

O Journey começou em 1973, com uma sonoridade completamente diferente da que adotou nos anos 80, o jazz fusion. A banda tinha ex-integrantes do Carlos Santana e Steve Miller band, e ainda se chamava Golden Gate Rythm Section e servia como apoio para muitos músicos.

O nome Journey surgiu durante um concurso de rádio, quando a banda começou a gravar seu álbum de estreia em 1974, com o produtor Roy Haley, no qual gravariam ainda dois discos. 

Contudo, em 1977 a banda abandona o estilo Jazz Fusion, e chama o vocalista Robert Fleischmann para dividir os vocais com o tecladista Greg.  Contudo, devido a brigas Robert saí e entra Steve Perry. 

A partir daí o estilo do Journey ficaria mais parecido com o da banda Boston, que não agradou a todos e aconteceu a entrada do baterista Steve Smith. Neste período, Roy Thomas Baker que havia produzido o Queen começou a trabalhar com a banda, e produziu dois álbuns, Evolution (1979) e Departure (1980).

Don´t Stop Believin, uma música para ajudar você a nunca desistir.

No entanto, ao final do ano o tecladista Greg Rolin abandonou o grupo, e a entrada do pianista e tecladista Jonathan Cain traz para o Journey uma sonoridade mais moderna, com sintetizadores e efeitos sonoros.

Ao final de 1980 a produção do álbum “Escape” iria mudar completamente a história do Journeyc. O disco trouxe vários singles, como, “Who´s Crying Now”, “Still the ride”, “Open Arms” e a clásscia, “Don´t Stop Believin´”

O surgimento de “Don´t Stop Believin´”

A introdução de escalada do piano, com a guitarra crescendo como se fosse uma locomotiva são uma das características da canção.

Agora, uma curiosidade, parte da música foi influenciada indiretamente pelo atropelamento do cachorro do tecladista Cain.

Ele já vivia em Los Angeles tentando a vida como músico, e seu cachorro acabou sendo atropelado. Internado e operado o animal sobreviveu mas os custos ficaram altos e Jonathan Cain teve que pedir dinheiro para o seu pai. 

Esse fato de nunca ter grana o envergonhava e ele sempre perguntava para o pai se deveria desistir da carreira como músico e voltar para sua cidade. O pai sempre dizia, que não, e usava a frase, “Don´t Stop Believin´” (Não pare de acreditar). Acima de tudo, Cain sempre anotava estas frases.

Mais tarde, já como tecladista do Journey no seu primeiro álbum, “Escape”, faltava apenas uma música para completar o disco, e o produtor perguntou se Jonatan tinha algo, ele vasculhou e achou aquela frase “Don´t Stop Believin´”, e começou a criar a introdução da canção no piano.

Cain levou a música para Neil e Steve e eles começaram a compor os versos, sobre jovens que saem de suas cidades em busca de oportunidades. Portanto, uma trajetória bem parecida com a de Jonathan Cain, que saiu de uma cidade de Chicago para tentar a vida em Los Angeles. 

A letra

“Just a small town girl Livin’ in a lonely world (Apenas uma garota de cidade pequena,Vivendo em um mundo solitário)
She took the midnight train going anywhere (Ela pegou o trem da meia-noite indo a qualquer lugar)

Just a city boy. Born and raised in South Detroit (Apenas um garoto da cidade, nascido e criado no sul de Detroit)
He took the midnight train going anywhere (Ele pegou o trem da meia-noite indo a qualquer lugar)

Uma nova década começava, ainda havia guerra fria, os jovens na casa dos seus 20 anos estavam em busca de oportunidades naquele mundo de mudança, e a canção falava sobre este tema, ir em busca de sonhos e se pegar em pessoas iluminadas.

Don’t stop believin. Hold on to that feelin’, streetlights people (Não pare de acreditar, segure-se nesse sentimento nas pessoas sob postes de luz)

A próxima vez que ouvir a música vai lembrar deste texto. A guitarra da música faz realmente a menção de um trem em movimento logo no começo da canção,

A bateria de Steve Smith traz uma batida diferente, e nada usual para a época o que deixou a música mais original ainda. O álbum “Escape” foi gravado quase todo ao vivo.  

“Don´t Stop Believin” em 2010 ultrapassou a marca de 4 milhões de downloads pagos. Um fato que pode ter acontecido por conta de que a música fez parte do musical Glee em 2009, sendo assim, apresentada para a nova geração.

Por fim, assista o Journey no auge, tocando, “Don´t Stop Believin”. 

Fonte: Leo Richter