O dia que o Nirvana se vingou do público argentino.

Compartilhe

Após o público argentino destratar a banda feminina de abertura, o Nirvana resolveu dar o troco durante o show.

O Nirvana estava no auge da carreira, quando em 30 de outubro de 1992 fez um show em Buenos Aires, na Argentina, com a abertura da banda punk feminina, Calamity Jane.

O show era para ser um encontro do público argentino com o grupo que estava no topo das paradas, desde o lançamento de “Nevermind”, de 1991. 

Contudo, quando a Calamity Jane, formada só por mulheres, subiu no palco, a festa virou um problema. Os argentinos recepcionaram muito mal a banda, atirando diversas coisas no palco, como dinheiro, copos, latas, e xingando de forma sexista e machistas as garotas.

Calamity Jane. Reprodução facebook.

As integrantes saíram do palco aos prantos. Kurt, Dave e Krist souberam do fato e resolveram dar o troco no público sem educação. O Nirvana decidiu que iria tocar muitas músicas lado B, principalmente do álbum, “Incesticide”.

Além disso, a banda iniciava os primeiros acordes de “Smell Like Teen Spirit” e parava em seguida, emendando com outra canção. 

O dia que o Nirvana se vingou do público argentino.

 

Em “Comes As You Are”, por exemplo, Kurt ao invés de cantar a letra, fica só vociferando “Hey, hey, hey, hey”. A banda ficou brincando, afinando instrumentos, Krist tocando sons no baixo, Dave fazendo sons na bateria parecendo uma banda iniciante.

Contudo, das mais conhecidas a banda mandou, “Drain You”, “In Bloom”, “Lithium”, “About a Girl”, “All Apologies”, e “Polly”, com Grohl usando uma bateria de brinquedo. “Smell Like Teen Spirit” não entrou no SetList, imaginem uma banda no auge não tocar seu principal hit. 

“Antes de cada música, eu tocava a introdução de ‘Smells Like Teen Spirit’ e parava. O público não percebeu que protestamos com o que tinha sucedido. (…) Todo o alinhamento foi das melhores experiências que eu já tive”. Conforme Cobain conta no livro, “Kurt Cobain: a última entrevista e outras conversas’. 

O dia que o Nirvana se vingou do público argentino.

LEIA TAMBÉM: Nirvana libera faixas inéditas do box comemorativo do álbum “In Utero”

Música inédita.

Entretanto o público argentino teve o privilegio de ouvir uma música inédita do Nirvana, “Nobody Knows I’m New Wave”, que não está em nenhum álbum oficial da banda e só existe a versão ao vivo.

Então, confira a gloriosa vingança de Kurt Cobain contra os argentinos mal educados. Mas assistindo o vídeo, esta apresentação em Buenos Aires foi melhor que a do Brasil no show que aconteceria em janeiro de 1993.