George Harrison foi demitido de uma banda nos anos 50

Compartilhe

Por conta de uma aventura com Paul McCartney George Harrison acabou demitido da sua banda paralela 

George Harrison conhecia Paul McCartney desde quando eram pré-adolescentes no anos 50. E foi Paul quem trouxe George para os Quarrymen, apresentando o amigo para John Lennon. Então, por volta de fevereiro de 1958, o embrião dos futuros Beatles estava formado. 

George Harrison foi demitido de uma banda nos anos 50
Paul, John e George. Foto Mike McCartney.

No entanto, na mesma época, pouca gente sabe, mas esta informação consta no Livro Tune In, de Mark Lewisohn, o guitarrista adolescente também tocou em uma banda paralela entre 1958 e 1959. Era o Les Stewart Quartet. Eles tocavam em clubes de caridade e em cafés de Liverpool. 

Apesar de tocarem covers de Little Richards, Jerry Lee Lewis, Carl Perkins, Chuck Berry. A banda que George participava era mais voltada para o blues de Josh White, Muddy Waters, Woody Guthrie dentre outros. 

George Harrison foi demitido de uma banda nos anos 50
George em frente a sua casa em Speke.

No Les Stewart Quartet George aprendeu sobre solo e teve que se virar para acompanhar o grupo, em paralelo com os ensaios com The Quarrymen. No livro, existe a informação que Harrison chegou a levar John Lennon para os ensaios da banda em março de 1959 em Lowlands. 

Gazeteiro.

Nessa época, George Harrison também abandonava de vez a escola, para se dedicar a música. Suas notas eram muito baixas, como por exemplo, 2 em inglês. Seu melhor desempenho era na matéria de artes. 

O adolescente Harrison matava aulas e se refugiava na casa da sua tia Irene, dizendo para ela: “Não conte nada para minha mãe”. A tia guardava o segredo mesmo se sentindo desconfortável. 

Com o Les Stewart Quartet, George conseguiu comprar uma guitarra elétrica de verdade, uma Hofner 40 club de segunda mão.

LEIA TAMBÉM: O dia em que George Harrison foi apresentado a John Lennon

George demitido

George e Paul decidiram fazer uma aventura juntos, foram para estrada e pedindo carona, queriam chegar no point do verão inglês, Sandy Bay, por volta de agosto de 1959. Os dois tinham apenas 2 libras e 10 xelins, mochilas e violões nas costas.

Paul e George.

Eles passaram uma semana fora, conhecendo pubs e garotas, mas George tinha que voltar no dia 22 de agosto porque tinha um compromisso com Les Stewart. Contudo, deu tudo errado e eles tiveram dificuldades para conseguir carona de volta. 

George chegou quando o show já havia acabado, Stewart contou o ocorrido no livro Tune In. 

“O show foi apenas com Ray Skinner na bateria, eu. Sem Ken Brown e George Harrison. Eu tive que fazer tudo por conta própria e foi horrível. Eu fiquei bem irritado com a situação. Quando estávamos indo embora os dois apareceram. Eu os repreendi e basicamente mandei os dois embora”. 

Um detalhe, o clube de Mona Best, mãe de Pete Best abriria na outra semana, e tinha como atração o Les Stewart Quartet, só que não mais, afinal a banda havia acabado. Por fim, George falou com Mona e ofereceu os Quarrymen. Portanto, foi assim que John, Paul e George conseguiram tocar no Casbah Coffee Club por algumas semanas.