Floripa vista de cima, conheça os mirantes da capital.

Compartilhe

Mirantes em Florianópolis

Ver Floripa de cima é uma experiência inesquecível. Sendo assim, na capital existem pontos perfeitos para este tipo de observação, vamos conhecer os mirantes que possibilitam essa aventura:

Mirante da Ponte Hercílio Luz – Na cabeceira da Ponte Hercílio Luz, é um dos mirantes com bastante facilidade para chegar pela localização. Do local, é possível ver o lado continental de Florianópolis, assim como parte da baía. Localizado no Parque da luz, possuí uma área para crianças e caminhadas principalmente ao pôr do sol 

Mirante da Caixa D’água – Localizado no maciço do Morro da Cruz, o Mirante do Morro da Caixa foi revitalizado em 2019, e tem um amplo espaço para observar a baía norte e sul. Além disso, um fator histórico, as lavadeiras no século XIX lavavam roupa em uma fonte do morro, restaurada, ainda está no local. 

Foto Billy Culleton

Mirante do Morro da Cruz – É um dos mais tradicionais e visitados, do seu ponto de observação é possível observar a região central da ilha, o continente, além das três pontes. A sugestão é ir de ônibus, táxi, ou transporte de app, pelo fato que é ruim estacionar. O pôr do sol é fantástico no local, no entanto a orientação é não ficar a noite no morro. 

Foto Floripa Surf Hostel

Mirante da Praia Brava – Situado no norte da ilha, a chegada é bem fácil através da Ponta de Canas, do local é possível ver a região da praia e a vegetação em volta.

Mirante da Lagoa da Conceição – O mirante é uma passagem obrigatória para quem vem do centro em direção a Lagoa, é um local bem concorrido, com lunetas de observação, lojinhas de artesanato e camisetas. A vista vai da extensão da Lagoa até as dunas da Joaquina.

Mirante Ponto de Vista – Conhecido também como mirante da Praia Mole, está localizado no morro da Barra da Lagoa, o local tem uma boa estrutura, com lanchonete, lojinha, ponto de observação que dá para ver a costa da Lagoa e a mata atlântica. A entrada é gratuita, contudo o estacionamento é pago, mas vale muito a pena.

Mirante da Casa de retiros Vila de Fátima – Fica localizado na Praia da Armação, o local é conhecido como mirante do morro das pedras, do local é possível ver a praia do Matadeiro, a Lagoa do Peri, e nos meses de julho à novembro da para observar as Baleias Franca que passam pelo litoral todos os anos. O local pertence à Companhia de Jesus, dos Jesuítas, fica aberto das 09h00 às 18h00, no entanto, o local é um retiro, portanto silêncio. 

Camerata Florianópolis grava DVD "Clássicos populares". Floripa vista de cima, conheça os mirantes da capital.
Camerata Florianópolis gravou um DVD no local.

Saiba como estão os locais das famosas capas de discos de rock

Para os aventureiros.

Mirante da Pedra do Urubu – Localizado no bairro do Campeche no Morro do Lampião é possível ver o Pantâno do sul, Lagoa do Peri, Armação, e ainda a ilha do Campeche, e parte da ilha de Florianópolis. No entanto, a  subida é em torno de 30 minutos, a trilha é íngreme, portanto ideal para quem já pratica trilha ou gosta de aventuras.

O morro tem este nome porque funcionários do antigo campo de pouso ficavam com lampiões sinalizando os aviões que chegavam, inclusive para Saint Exupery. 

Floripa vista de cima, conheça os mirantes da capital.
Foto Floripa Hike

Mirante da Coroa – Esse mirante natural é indispensável para quem curte este tipo de aventura, localizado na Lagoinha do leste é uma das praias mais preservadas da região, de mata nativa, onde só se chega por trilha. Existem três formas de chegar: de barco, pela trilha do Pântano do sul, ou pela trilha da praia da armação e matadeiro.

O caminho mais longo pela armação leva em torno de duas horas, é bem íngreme. No entanto, pelo Pântano do sul, apesar da região de mata leva em torno de 1 hora. Mas não se preocupe, tem sempre muitos grupos pelas trilhas. 

Floripa vista de cima, conheça os mirantes da capital.

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat