Catarinenses concorrem para exibir filme no Festival de Cannes

Produção participante do Yes We Cannes Global Film Challenge passa por júri popular e pode ser exibida em um dos mais prestigiados festivais de cinema do mundo

A jornada da Eclipse começou com 21 pessoas, um sonho e uma câmera na mão! Esta equipe, composta por cineastas, atores, fotógrafos e artistas, embarcou em uma emocionante competição cinematográfica global: o Yes We Cannes Global Film Challenge – YWC. O desafio busca destacar os melhores filmes de cada cidade para produções inéditas a serem exibidas no prestigiado Festival de Cinema de Cannes.

Catarinenses concorrem para exibir filme no Festival de Cannes

Portanto, a votação do júri popular está aberta até o dia 17 de dezembro através do link: https://vimeo.com/ondemand/yeswecannes2023groupc.

O caminho até esse ponto foi marcado por esforço e dedicação dos profissionais envolvidos. No início de dezembro, eles participaram do YWC, onde as equipes tiveram apenas 48 horas para criar um curta-metragem completo. Toda a produção, desde o roteiro até a filmagem, edição e trilha sonora, aconteceu entre os dias 1º e 3 de dezembro, em Florianópolis, permitindo que cada equipe trabalhasse em sua própria cidade.

Catarinenses concorrem para exibir filme no Festival de Cannes

O Yes We Cannes segue o formato do 48 Hour Film Project,  a comissão organizadora escolhe quais elementos do filme no dia do evento. Dessa forma, as equipes sorteiam o gênero e recebem um personagem, um adereço e uma linha de diálogo que devem incorporar obrigatoriamente em sua produção.

Sendo assim, entre os países participantes estão Estados Unidos, Bolívia, Curaçao, Quênia, México, Canadá, Colômbia, República Checa. Além de Itália, Uruguai, Chile, Argentina, França, Inglaterra, Japão, África do Sul, Holanda. Assim como, Irlanda, Porto Rico, Gana, Austrália, Brasil, Polônia, Escócia, Suíça, Líbano, Portugal, Bélgica, Albânia e China.

Filme sobre Rádio Fluminense, “Aumenta que é Rock N´Roll”, tem trailer divulgado

Exibição em Cannes

Na competição global, os vencedores do 1º, 2º e 3º lugares de Melhor Filme de cada cidade têm a oportunidade de realizar uma produção inédita.

A exibição dos 15 melhores filmes estará no Filmapalooza, em Lisboa, em março de 2024. Posteriormente, os oito melhores filmes entram na programação do Short Film Corner do Festival de Cinema de Cannes. Além disso, o vencedor do prêmio de Melhor Filme receberá US$2.000 e terá a garantia de exibição no Filmapalooza e em Cannes em 2024.

Quanto ao curta-metragem intitulado “Vernissage”, produzido pelos catarinenses, possui 8 minutos de duração e enfrentou o desafio significativo de gerenciar o tempo, dado que todo o projeto levou 48 horas, da concepção a execução.

Por fim, a trama narra a história de um pintor excêntrico em busca de inspiração para sua próxima obra.  Ele tenta recriar de maneira inusitada uma figura de seu passado imemorável.