Billie Joe recorda da casa onde compôs o álbum “Dookie”.

Em 2024, o Green Day celebra três décadas desde o lançamento do álbum “Dookie”, ocorrido em fevereiro de 1994.

Este marco é significativo para o Green Day, já que o álbum foi fundamental para sua ascensão ao topo das paradas musicais. Canções memoráveis como “She”, “When I Come Around”, “Basket Case” e “Welcome To Paradise” solidificaram sua posição como um dos principais grupos do cenário musical.

E durante esta semana circulou um vídeo da casa onde Billie Joe Armstrong morou no começo no começo dos anos 90, e onde compôs com a banda a maior parte das canções do álbum. 

Billie Joe recorda da casa onde compôs o álbum "Dookie".
“The Ashby House”

A residência ficou conhecida como “The Ashby House”, localizada em Berkeley, subúrbio de Los Angeles. As dependências da casa serviram de cenário para o videoclipe de “Longview”. Veja:

Billie Joe recorda sobre este tempo:

“The Ashby House foi nossa pequena casa punk. Eu costumava escrever canções todas as noites, acordava às duas da manhã. Tomava um begal, um café na escada da frente…debilitado com os ataques de pânico, com minha guitarra, o amplificador marshal e meus quatro gravadores”.  Conforme lembra.

Dookie, 30 anos.

A edição comemorativa de Dookie está disponível na versão com 6 LPs coloridos ou 4 CDs, além de estar nas plataformas digitais da banda. 

Dentre as novidades estão 17 demos inéditas, seis outtakes de estúdio e mais 3 músicas nunca lançadas. Assim como a participação da banda no Woodstock de 1994, e uma apresentação exclusiva em Barcelona. 

O material de “Dookie 30 anos”, ainda conta com um livreto tendo a história da banda em texto, assim como fotos. 

Por fim, o Green Day lançou recentemente seu mais novo álbum, “Saviors”, que já está disponível. Confira: