Green Day vai lançar edição comemorativa de 30 anos do álbum “Dookie”

Green Day anunciou o lançamento de uma edição para comemorar os 30 anos do disco “Dookie”, lançado em 1994.

Por Sandro Abecassis

O ano de 1994 começou muito bem para o rock, na realidade desde de 1991 as bandas lançaram grandes discos. Como por exemplo, Nirvana, Metallica, Guns N´Roses, R.E.M, Pearl Jam e Red Hot Chilli Peppers.

Mas outra cena em Los Angeles começava a chamar atenção, uma banda chamada Green Day, e que nem era tão nova assim. Afinal, eles já haviam lançado dois álbuns, “39/smouth” e “Kerplunk”.

No entanto, foi o lançamento do disco “Dookie” em 1º de fevereiro de 1994, que levou a banda para as paradas de sucesso. O álbum está entre os 200 mais da Billboard, e com justiça.

Afinal, músicas como, “When I Come Around”, “LongView”, “Basket Case” e “She”, alcançaram fácil os primeiros lugares. E convenhamos, são muito boas. 

“Dookie” trouxe de volta o rock fácil, falando de maconha, masturbação, namoros, festinhas e tudo aquilo que um jovem na casa dos 20 anos queria, ao som de três a quatro notas, com um baixo poderoso de Mile Dirnt, os vocais, atitudes e de caras e bocas junto com a guitarra punk de Billie Joe, além das mãos firmes do baterista Tré Cool. 

Green Day vai lançar edição comemorativa de 30 anos do álbum "Dookie"

Sem falar na capa desenhada, cheia de referências, inclusive aos Ramones (isso é papo para outra matéria).

Edição comemorativa

Green Day. Getty Images. Siga a Nave Criativa no Google NotíciasSendo assim, prestes a completar 30 anos (imaginem, esse álbum vai fazer 30 anos), o Green Day anunciou uma edição comemorativa do disco. 

O lançamento será em Vinil com 6 LPs, caixa com 4 CDs e também o álbum comemorativo nas plataformas digitais. 

Os 30 anos de “Dookie” vai trazer, o álbum original, 17 demos inéditas, seis outtakes de estúdio com mais 3 músicas nunca lançadas. Além de participação no Woodstock de 1994, e a inédita apresentação do Live in Barcelona.

green day
Edição comemorativa de Dookie

Pelo material que a banda divulgou até agora, os vinis terão cores diferentes, inclusive do “Bolachão”, trazendo ainda encartes especiais sobre a banda.

O Green Day já disponibilizou em suas plataformas digitais, 10 demos deste material novo. Ouça abaixo:

Por fim, a pré-venda dos álbuns já pode ser feita no site do Green Day.