A Liverpool dos Beatles: uma jornada mágica pelos lugares que marcaram história

Compartilhe

Descubra a Liverpool dos Beatles, onde a música moldou a história e cada esquina ecoa com sua genialidade.

Por Sandro Abecassis

Se você é um grande fã dos Beatles, tenho certeza que um dia pretende viajar para a Inglaterra, e conhecer os lugares por onde passaram John, Paul, George e Ringo, tanto em Londres, bem como Liverpool.

Portanto, hoje separamos em uma grande parte lugares que foram especiais para a banda em sua cidade natal. Então, vamos conferir.

As estátuas dos quatro nas docas em Pier Head

As estátuas em bronze de John, Paul, George e Ringo, foram criadas por Andy Edwards, e tem como base uma foto que os quatro tiraram na região em 1963. O projeto foi pensado pelo Cavern Club, que fica quadras atrás. 

Um detalhe, cada estatua tem uma particularidade. Como por exemplo, Paul segura uma câmera, fazendo relação com Linda, um cinto de George nas costas tem uma inscrição indiana, a bota de Ringo conta uma numeração, e as mãos de John possuem sementes que ele costumava juntar com Yoko na frente do Dakota em Nova Iorque. 

Veja o lugar no google maps clicando aqui.

Empire Theatre

A Liverpool dos Beatles: uma jornada mágica pelos lugares que marcaram história
The Beatles no Empire. Getty Images

O Empire Theatre, no centro de Liverpool, foi onde Os Beatles se apresentaram pela última vez na cidade, em 7 dezembro de 1965. 7 meses depois eles decidiriam parar de se apresentar ao vivo. 

A Liverpool dos Beatles: uma jornada mágica pelos lugares que marcaram história

Veja no Google Maps  

The Beatles: em 1969, um jornalista escreveu que o álbum Abbey Road era um desastre.

Cavern Club

A Liverpool dos Beatles: uma jornada mágica pelos lugares que marcaram história

Obviamente, ir a Liverpool e não visitar o Cavern é quase como uma “heresia” bealte.

Principalmente porque o lugar projetou os rapazes, e foi onde Brian Epstein descobriu a banda. O grupo fez mais de 292 apresentações no local, sendo  a última em 3 de agosto de 1963, perto de estourar a Beatlemania. 

A Liverpool dos Beatles: uma jornada mágica pelos lugares que marcaram história

O Cavern é uma parte do original, demolido nos anos 70. Existe uma estátua de John Lennon lembrando a foto que ele fez em Hamburgo nos anos 60, usada em seu álbum rock and roll de 1975. 

John Lennon – Rock 'N' Roll (1975, Vinyl) - Discogs

Os tijolinhos das paredes constam o nomes de praticamente todas as bandas de rock do mundo, na chamada Wall Of Fame.

Veja no Google Maps

George Harrison: “internet resgata” uma foto de Galvão Bueno com o ex-Beatle.

O cartório onde John casou com Cynthia

Em 22 de agosto de 1962, John se casava com Cynthia, ela estava grávida de Julian e eles decidiram pela união. Estavam na cerimônia no cartório, Brian, George e Paul e familiares de Cynthia. A tia Mimi não compareceu porque não aprovava a relação.

Veja no Google Maps

Jacaranda

O Jacaranda foi fundado por Allan Williams primeiro empresário dos Beatles, quando ainda nem tinham este nome. Na época eles ensaiavam no porão e tocavam no local junto com Gerry and Pacemakers e Rorystorm & The Hurricanes. As três bandas iriam para Hamburgo pouco depois tocar nos inferninhos portuários. 

Veja no google maps

The Empress Pub

O prédio The Empress Pub está na capa do primeiro álbum solo de Ringo Star, “Sentimental Journey”, de 1970. As vidraças do local tem semblantes de Ringo e John Lennon como se olhasse pela janela.

O Pub fica na esquina da rua onde Ringo viveu na adolescência, próximo a Admiral Groove. 

Veja no google maps

Penny Lane

A famosa região citada por Paul McCartney na música não poderia faltar. O distrito com o abrigo do ônibus, a rotatória, a barbearia, e o banco. Uma curiosidade o nome Penny Lane passou a ser pintado no murro nos anos 60 porque as pessoas roubavam as placas.

Veja a região hoje no google maps

Contudo, a letra não é tão inocente quanto se pensa, confira na matéria abaixo: 

The Beatles: Penny Lane uma canção sobre sexo e drogas.

St. Peter Wolton Church

O lugar é histórico pois foi onde John Lennon conheceu Paul McCartney, em 6 de Julho de 1957.

Os jardins da Igreja de Wolton, eram onde os Quarrymen faziam as apresentação em cima de um caminhão.

No cemitério da igreja é possível encontrar a lapide de John Rigby e consequentemente Eleanor Rigby, música de Paul presente no álbum “Revolver”. 

Veja no Google Maps.

Os Rolling Stones se renovaram em “Let it Bleed” após o trágico ano de 1969

Simon Peter Center

O Simon Peter Center é um salão paroquial de Wolton. Atrás dele está o lugar onde Ivan Vaughan, que levou Paul para o evento, apresentou McCartney a John Lennon. O lugar é onde Paul toca “Twenty Flight Rock” para John e o impressiona.

Veja o lugar no google Maps

Victoria Derby Square monument

Os Beatles. Getty Images

A praça é um lugar onde Os Beatles fizeram várias fotos por Brian Epstein. No local curiosamente há registro fotográfico de John, Paul e Ringo atravessando aleatoriamente uma faixa de pedestre.

Veja no Google Maps

Strawberry Fields

O local imortalizado por John Lennon em Strawberry Fields Forever, hoje tem uma exposição sobre a vida de Lennon e a história dos Beatles. O portão original está dentro da propriedade. 

Veja no google maps

Casbah Club

O Casbah Club era administrado por Mona Best, mãe de Pete, logo nos primórdios ainda com Os Quarrymen, John e Paul tocaram lá antes mesmo de Pete entrar para a banda. 

Veja no google maps

Liverpool Institute Performing Arts.

A Liverpool dos Beatles: uma jornada mágica pelos lugares que marcaram história
Foto tirada em 1958, John com Cynthia e uma montagem com o Instituto hoje.

Entre 1957 e 1960 John Lennon estudou artes no local e chegou a morar em suas dependências. No local, conheceu Cynthia Powell, sua futura esposa, e o primeiro baixista dos Beatles, o artista plástico Stuart Sutcliff, que representava afinal uma grande influência nas artes, sobretudo para Lennon. 

A Liverpool dos Beatles: uma jornada mágica pelos lugares que marcaram história

Veja no google maps

Por fim, você deve estar se perguntando, e as casas de John, Paul, George e Ringo. Sobre estes lugares tem uma matéria abaixo. Siga a Nave Criativa no Google Notícias.

The Beatles: conheça as casas onde John, Paul, George e Ringo viveram na adolescência.