Violão que John Lennon usou no filme Help! será leiloado

John Lennon usou o violão para gravar músicas dos álbuns Help! e Rubber Soul

Um violão da marca Framus Hootenanny de 12 cordas tocado por John Lennon e George Harrison, tanto nos álbuns “Help!” e “Rubber Soul” em 1965, vai a leilão através da Julien ‘s Auctions, no Hard Rock Café de Nova Iorque no dia 29 e 30 de maio.

No final de 1964, John Lennon adquiriu o Framus Hootenanny, instrumento que fez sua primeira aparição durante as sessões de gravação de Help! O instrumento está em fotos nas mãos tanto de Lennon quanto de Harrison nos estúdios

Violão que John Lennon usou no filme Help! será leiloado
George tocando o violão. Getty Images

John e George gravaram com o instrumento as canções, Help!”, “It’s Only Love,” “I’ve Just Seen A Face,” “Norwegian Wood,” “Girl”. Além de “You’ve Got To Hide Your Love Away,” inclusive aparecendo na cena do filme Help! 

John deu o violão.

Em 1965, John Lennon presenteou Gordon Waller, da dupla Peter & Gordon, com o violão. No entanto, ele acabou passando o violão para seu empresário, que o negligenciou por décadas, deixando-o no sótão sem maiores considerações.

Imagine o cenário atual: ao vasculhar o sótão, você depara com um antigo estojo de guitarra. Inicialmente, você ignora, mas nota uma marca gravada: Maton. Ao abrir, depara-se com um violão de 12 cordas, porém o nome “Framus” está gravado no cabeçote. Desafinado e aparentemente esquecido há tempos. Você indaga sobre o conteúdo do sótão, e uma voz responde: “Ah, pertence ao John”.

LEIA TAMBÉM: The Beatles: “Norwegian wood” uma canção sobre uma pulada de cerca

O sótão é um péssimo local para se guardar um instrumento, por conta do calor, umidade, ácaros e até mesmo cupins. Por conta disso, o instrumento que ficou guardado no local por 50 anos sofreu algumas avarias. Como por exemplo, Os trastes corroídos, assim como o acabamento verificado, a costura superior retraída, a ponte dobrada pela pressão das cordas e a junta do braço afrouxada a ponto de o violão não poder ser tocado com segurança.

Violão que John Lennon usou no filme Help! será leiloado
Framus Hootenanny recuperado. foto Julien´s Auction.

Portanto, quando chegou a Los Angeles, um especialista em guitarra avaliou o estado do Hootenanny e fez a seguinte recomendação: se o violão for vendido como um instrumento funcional e tocável, ele precisará ser consertado.

Sendo assim, como a Julien ‘s Auctions acredita que um instrumento nasceu gerar som e música resolveu mandar reformar para o leilão. Então, para o serviço a empresa contou com o luthier Ryan Schuermann, da LA Guitar Repair. 

Violão que John Lennon usou no filme Help! será leiloado
Framus Hootenanny recuperado. foto Julien´s Auction.

O trabalho levou quatro semanas. Agora o instrumento que pertenceu a John Lennon, quando arrematado durante o leilão, vai poder ser tocado pelo seu proprietário. Por fim, a Julien ‘s Auctions ainda não estabeleceu um lance mínimo no seu site oficial.