The Beatles: “Another Girl”, uma canção que nasceu na Tunísia.

“Another Girl” nasceu na Tunísia e fez parte do álbum e filme Help!

Um pouco antes de iniciarem as gravações do filme Help! em 1965, Paul voltou de férias da Tunísia. O baixista havia passado 10 dias em Hammamet, uma praia de veraneio sendo hóspede do governo britânico, ficando em uma mansão. 

O lugar era um refúgio ideal, protegido e abastecido para ficar em sossego, longe do burburinho de fãs ou imprensa. Obviamente que os ajustes foram feitos via Peter Brown, que desde sempre conseguia esquivar os rapazes de armadilhas.

A mansão onde Paul ficou possuía um pequeno anfiteatro, e era uma espécie de vitrine da cultura britânica na região. No entanto, tinha uma magnífica sala de banhos decorada com azulejos islâmicos. Foi neste ambiente, em que Paul, mesmo de férias, compôs a canção “Another Girl”. 

Paul ficou com a canção na cabeça e assim que voltou para Londres mostrou para os outros três, a música ia servir para completar o álbum, “Help!”. “Todos gostamos de Another Girl, se alguém não gostasse de alguma de nossas canções, ela era vetada. Bastava que uma só pessoa a vetasse. Se Ringo dissesse que não gostava desta ou daquela outra, não a gravávamos, ou então tínhamos que convencê-lo pra valer”. Conforme lembra Paul em “Many Years From Now”. 

As gravações.

A gravação aconteceu no dia 15 de fevereiro de 1965, no mesmo dia de “Ticket To Ride” e “I Need You”. Uma curiosidade é que John não tocou com a guitarra Rickenbacker na música, e sim com um modelo Fender

“Another Girl” levou 10 takes para finalização. George Harrison chegou a gravar o solo para a música, mas ele acabou perdido em uma mixagem, e Paul fez o solo que todos conhecemos. 

A letra tem uma certa presunção de um cara que tem outra garota, “sendo ela a mais doce que ele já conheceu”. Na época, Paul ainda namorava seriamente Jane Asher, mas mantinha secretamente encontros furtivos com outras moças. Inclusive uma delas, Maggie McGiven do circuito cultural da Carnaby Street

A canção aparece em uma cena do filme Help!, onde os Beatles estão na praia nas Bahamas. Em um dos trechos, Paul simula tocar guitarra no corpo de uma das atrizes.

“Another Girl” já entrou 20 vezes no repertório das turnês de Paul McCartney, inclusive no Brasil, quando no dia 20 de outubro de 2017 tocou a canção na Arena Fonte Nova, em Salvador.