Teatro Álvaro de Carvalho recebe 3ª edição do Concerto Raízes II

Compartilhe

A terceira apresentação da série Concertos “Raízes II” será realizada no Palco do Teatro Álvaro de Carvalho, no dia 23 de setembro, às 20h. A entrada é gratuita, contudo ingressos devem ser adquiridos pela plataforma Sympla. 

No Concerto RAÍZES II acontece a interpretação musical de alto nível técnico e artístico dos Músicos do Programa de Pós-graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Mestrado e Doutorado e da Graduação em Música. 

O Concerto de Câmara inclui repertório de música brasileira para duos, assim como solo. Sendo assim, compositores de importância nacional utilizaram ritmos e melodias populares/folclóricas, evidência que será realçada nas apresentações por meio de repertório diverso. Inclusive, com duos para piano, canções para canto e piano e peças solo para piano e violão que representam o populário como por exemplo, raízes nacionais e hispânicas.

O programa do concerto contempla obras musicais de compositores brasileiros como Zequinha de Abreu, Ernesto Nazareth, e outras manifestações de origem ibérico-latina. São composições onde a inspiração se ateve a elementos musicais rítmicos e melódicos de tradições populares, apresentadas de forma a criar concepções performáticas que agregam valores de tradições culturais. 

No repertório serão explorados ritmos brasileiros e componentes musicais mesclados por origens diversas que são agregados à cultura nacional, representados em danças como o Frevo e o Samba, em rituais como o Maracatu, além da Valsa, o Chorinho e a Seresta.

Durante o Concerto serão haverá um momento para contar a história dos compositores, sua contextualização histórica, além de informações sobre as obras apresentadas. Sendo assim, os músicos interagirão com o público, realizando a exposição dos comentários de forma didática, clara e objetiva.

Músicos: 

Alexandre Dietrich – piano

David Ardigo – piano

Luis Claudio Barros- piano

Maria Bernardete Castelan Póvoas – piano

Weliton de Carvalho – piano

Kaio Moraes – Canto

Eduardo Trojan – Canto

Eduardo Moreira de Medeiros- Violão 

José Rui Fernandes Pedroso – Violão

Leonardo Mueller – Violão

Os Concertos foram viabilizados através do Prêmio do Edital Campus de Cultura 2022 da UDESC, sendo esta sua segunda edição, com apoio institucional da Fundação Catarinense de Cultura. 

Coordenação: Prof. Dra. Maria Bernardete CastelanPóvoas.

Então. agende: 

O quê: Concertos Raízes II 
Quando: dia 23 de setembro de 2022, sexta-feira, às 20h.
Onde: Teatro Álvaro de Carvalho.

Rua Marechal Guilherme, 26. Centro. Florianópolis. 

Por fim, a entrada é Gratuita – Ingressos disponíveis pela plataforma Sympla. 

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat