Samuel Rosa lança novo álbum que traz o single, “Segue o Jogo”.

“Rosa” é o primeiro álbum de Samuel após o fim do Skank

O músico Samuel Rosa, 57 anos, anunciou o lançamento do seu novo álbum solo, “Rosa”, gravado entre janeiro e fevereiro de 2024. Durante as mixagens da produção, nasceu a terceira filha do artista, Ava, fruto do relacionamento com a jornalista Laura Sarkovas. 

Na coletiva para anunciar o lançamento do álbum, o artista contou sobre o processo de composição, escolha dos músicos tanto para a gravação quanto para sua próxima turnê, assim como ressaltou a necessidade do novo ciclo longe do Skank, que encerrou provisoriamente a carreira no ano de 2023.

Samuel Rosa lança novo álbum que traz o single, "Segue o Jogo".
Samuel Rosa. Divulgação Site Oficial.

Sendo assim, em uma de suas falas Samuel declarou que precisava ter total responsabilidade sobre a produção do seu trabalho. 

“Essa decisão não foi tomada à revelia, da noite para o dia, um negócio muito bem pensado, anunciado. Eu comuniquei o Skank ainda em 2019, antes da pandemia. Eu dizia já naquela época que o ciclo do Skank tinha se cumprido, três décadas, acho que é bastante. E tinha muito tempo que eu não fazia um álbum todo de inéditas como essa agora, a música já está tocando nas rádios que é “Segue o Jogo”, e além dela são mais nove canções inéditas”. Conforme declarou a Rádio Nova Brasil.

Nova “velha” banda

A nova banda que acompanha Samuel traz alguns velhos conhecidos, como por exemplo, Doca Rolim, nas guitarras, Alexandre Mourão no baixo, e parceria musical com Rodrigo Leão, que compôs ao lado de Rosa músicas como, “Saideira” e “A última Guerra”. 

O álbum, “Rosa” ainda traz outros artistas, Pedro Pelotas, Carlos Rennó, João Ferreira, Pedro Kremer (do Cachorro Grande) e Marcelo Dai, que vão fazer parte da banda da turnê. 

Sobre a proposta do novo álbum Samuel disse: “Eu não me sinto lá em 1993 fazendo um disco independente como foi o primeiro álbum do Skank. Agora já é uma outra história, eu tô aí a 30 anos, três décadas que o público brasileiro me conhece. Mas não deixa de ser uma nova proposta, um recomeço, eu tô convidando as pessoas para uma nova viagem, uma nova imersão”.

LEIA TAMBÉM: George Harrison: nova biografia traz revelações sobre o ex-beatle.

Dedicação para o álbum

Samuel Rosa lança novo álbum que traz o single, "Segue o Jogo".
Samuel Rosa. Divulgação Site Oficial.

Samuel contou que dedicou o mês de janeiro e fevereiro para compor junto com a banda as canções do álbum. As gravações aconteceram em um processo rápido, mas ressaltou qual a principal dificuldade nesse novo trabalho. 

“Eu acho a composição aquilo de mais nobre e mais difícil no meu trabalho, a criação. Não digo que seja uma coisa simples, mas na hora que você tem tudo formatado, caiu no gosto das pessoas e todo mundo canta, não é das coisas mais difíceis. Eu a considero uma das coisas mais importantes”. 

Músico experiente, Samuel fez alguns shows já nesta nova fase da carreira. Tocando por exemplo em Ribeirão Preto e Brasília, e lembrou a importância dos shows principalmente para o público.

“Eu tenho esse cuidado, e esse carinho, de sempre ter uma espécie de humildade diante daquilo que é muito precioso, pessoas que estão ali num final de semana, que investiram dinheiro, tempo pra te ver e eu tento transformar aquelas duras hora ali.. com diria o Sting, `você tem que fazer as pessoas terem a sensação que naquele momento no seu show estão no melhor lugar do mundo`. 

E ainda completou falando sobre a turnê de carreira solo que acontece no dia 2 de agosto em São Paulo, no espaço Unimed. “Eu não estou rompendo com aquilo que eu escrevi ao longo do Skank, inclusive pro show de lançamento agora já com o repertório pronto, eu vou tocar minhas canções conhecidas. Não há como eu me desvencilhar daquilo que as duras penas eu conquistei”.

Sobre a música “Segue o Jogo”

Uma das músicas de trabalho, “Segue o Jogo” fala sobre uma separação, mas sem a condição de um sofrimento, Samuel contou como surgiu a canção. 

“As pessoas ficam buscando geralmente um motivo lógico, fez para um relacionamento dele, seria para o Skank nas entrelinhas, um recado. Mas não é. As coisas tem a sua finitude, eu queria falar um pouco disso, de quão difícil é para gente tratar do fim. Mas o quão cotidiano, corriqueiro e comum ele é. O arranjo da música dá uma leveza para um tema que não é lá dos mais leves, um término. Pode ser de uma amizade, relação de trabalho, afetiva. Eu quis apontar pra isso, claro que com uma ótica mais cicatrizada vamos dizer assim, já passou o olho do furacão”. 

Ouça a faixa: 

Destacamos algumas faixas do álbum, como a abertura com “Me dê você”, um reggae divertido com backing vocais bem elaborados e uma das canções certeiras para shows e FMs. A Quase indie, “Não tenha Dó”, com arranjos de cordas, com novamente o amor como tema. O flerte com batidas eletrônicas está na canção “Tudo Agora”. Contudo, “Rio Dentro do Mar”, traz uma leveza que Samuel já mostrava nas letras do Skank, com arranjos de piano, cordas, assim como, subidas e descidas ainda trazendo a influência que o músico traz dos Beatles. 

Samuel Rosa volta aos shows no dia 13/07 em Itabira, Minas Gerais. Em Garanhuns, em Pernambuco no dia 20/07, em Vitória no dia 27 de julho. E por fim, em São Paulo no espaço Unimed no dia 2 de agosto com o lançamento oficial da carreira solo e o novo álbum, “Rosa”.