Parque Linear do Córrego Grande completa 10 anos de atividades em Florianópolis

Programação inicia nesta terça-feira (23), data que marca a aprovação da lei municipal que deu origem ao espaço

Nesta terça-feira, 23 de janeiro, o Parque Linear do Córrego Grande, em Florianópolis, completa 10 anos de existência, marcando a aprovação da lei municipal que deu origem a esse importante espaço de lazer e integração para a comunidade. Coordenado pela Dimas Construções, o parque foi entregue à comunidade em 2016, e para comemorar esse marco, uma série de atividades gratuitas está planejada, iniciando no dia do aniversário e se estendendo até março.

O processo de construção do Parque Linear, financiado pela Dimas e outras quatro empresas locais, foi conduzido pelos arquitetos Juliana Castro, Clarice Wolowski e Cesar Floriano, do escritório JA8 Arquitetura Viva. Apesar da inauguração em 2016, as celebrações consideram o ano de 2014, quando a lei municipal instituiu sua criação.

As atividades planejadas incluem ações de educação ambiental, plantio de mudas e discussões sobre temas cruciais para o Córrego Grande, como saneamento e futuras etapas do Parque Linear, como ciclovias e áreas de integração. O SpotMarkt, integrado ao parque, sediará grande parte das atividades, proporcionando uma atmosfera vibrante.

Parque Linear do Córrego Grande completa 10 anos de atividades em Florianópolis
Parque Linear. Divulgação.

“O projeto que envolveu a implantação do parque, juntamente com os empreendimentos D/Spot e SpotMarkt, provocou uma mudança importante no perfil do Córrego Grande, trazendo mais vitalidade ao bairro e despertando sentimento de orgulho entre os moradores. São projetos que ajudaram a melhorar a qualidade de vida e a integração entre as pessoas e a natureza, transformando-se num marco para a própria construtora”. Conforme destaca o CEO da Dimas Construções, Daniel Dimas.

Série em vídeos.

O SpotMarkt, inaugurado em março de 2023, também lançará uma série de vídeos nas redes sociais, contando a história do Parque Linear do Córrego Grande. O mall faz parte do complexo junto ao residencial D/Spot, ambos empreendimentos da Dimas Construções.

Daniel Dimas, CEO da Dimas Construções, destaca que o projeto transformou o perfil do Córrego Grande, trazendo vitalidade e orgulho aos moradores. O arquiteto Cesar Floriano, envolvido desde os anos 90, expressa a satisfação pelo dever cumprido e destaca o desafio futuro de implementar as próximas fases do projeto, como a ciclovia que ligará o bairro à Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Parque Linear do Córrego Grande completa 10 anos de atividades em Florianópolis
Parque Linear. Divulgação.

O Parque Linear do Córrego Grande, centrado em uma ponte para ciclistas e pedestres, é um espaço dinâmico com amplas áreas de vegetação natural, proporcionando um ambiente democrático para pessoas de todas as idades, manhã, tarde e noite. Por fim, essa celebração destaca não apenas uma década de existência, mas também o papel vital que desempenha na integração e qualidade de vida da comunidade.

Então, confira a programação:

23/01

09h – Solenidade com presença de autoridades políticas e da comunidade.

Atividades de Educação Ambiental e plantio de mudas com participação da Floram

18h – Apresentação do Boi de Mamão com “Alivanta Meu Boi”

20h – Música ao vivo com Matheus Souto

03/02

09h – Aula de yoga

Atividades de Ed. Ambiental e visita guiada

18h – Cinema ao ar livre no deck/passarela.

Durante todo o dia: Feirinha da AMOSC (Associação dos Moradores do Sertão e Córrego Grande)

10/02

Durante todo o dia: Feirinha da AMJA (Associação dos Moradores do Jardim Albatroz)

17/02

A partir das 13h: Feirinha da AMOSC (Associação dos Moradores do Sertão e Córrego Grande)

24/02

A partir das 12h: Boi de Mamão/Evento Cultura Mané 

02/03

Aniversário do SpotMarkt com atrações culturais e música ao vivo

20/03

Palestras na sede da AMOSC com discussões sobre o bairro e perspectivas para o futuro

23/03

19h: Cinema ao ar livre