“Panic” do The Smiths, uma canção inspirada em Chernobyl e T.Rex

Compartilhe

No dia 26 de abril de 1986, o mundo assistia estarrecido o acidente ocorrido na usina de Chernobyl na Ucrânia, onde uma explosão destruir o reator liberando uma grande quantidade de material radioativo na atmosfera, impactando o meio ambiente e causando a morte de aproximadamente 25 mil pessoas. 

Após o acidente Johnny Marr, guitarrista da banda The Smiths e vocalista Morrissey, sintonizavam a BBC para ouvir as notícias sobre Chernobyl, quando depois de passar as informações para os ouvintes, o DJ Steve Wright tocou na sequência, uma música da banda Wham!, chamada “I’m your Man”, que tem uma letra banal, conforme contou Marr. 

“Lembro-me de ter dito: ‘O que diabos isso tem a ver com a vida das pessoas?’ E então, eu disse, Hang the blessed DJ (Pendure o abençoado DJ)”. Assim nasceu o primeiro verso da canção “Panic” do The Smiths, lançada como single em 1987.

A letra

Na letra Morrissey e Marr tentam transportar como seria o caos na Inglaterra, citando cidades inglesas:

Panic on the streets of London (Pânico nas ruas de Londres)

Panic on the streets of Birmingham (Pânico nas ruas de Birmingham)

I wonder to myself (Eu pergunto a mim mesmo)

Could life ever be sane again (A vida algum dia poderia ser sã outra vez)

"Panic" do The Smiths, uma canção inspirada em Chernobyl e T.Rex
The Smiths. Getty Images

E então, trouxeram para a canção a superficialidade do que ouviram no rádio, mencionando um caos, enquanto persistem em tocar uma música vazia sem sentido.

Burn down the disco (Queimem a discoteca)

Hang the blessed D.J. (Enforquem o abençoado D.J)

Because the music that they constantly play (porque a música que ele toca constantemente)

It says nothing to me about my life (Não diz nada sobre a minha vida)

Contudo, algumas pessoas interpretaram a letra como um conteúdo racista, na frase “queimem a discoteca”. Em entrevista a NME em 1987 Johnny Marr refutou: 

“Para aqueles que se ofenderam com a frase ‘queimar a discoteca’, eu diria: ‘Por favor, mostre-me os membros negros do New Order!’ Para mim, pessoalmente, o New Order faz ótima música disco, mas não há negros no grupo”.

“Panic” marcou a saída de Andy Rourke da banda por conta do seu vício em heroína. No lugar do baixista entrou Craig Cannon, que depois acabou se tornando um segundo guitarrista com a volta de Rourke ao grupo. 

Johnny Marr e Andy Rourke, lançam single, “Strong forever”.

Influência do T.Rex

Outra curiosidade, na época, Morrissey estava fascinado por uma música do T. Rex, lançada em 1972, “Metal Guru”, o guitarrista Johnny Marr conta o fato:

“Quando escrevemos ‘Panic’, Morrissey estava obcecado por ‘Metal Guru’ e queria cantar no mesmo estilo. Ele não parou de cantá-la na tentativa de modificar a letra de ‘Panic’ para se ajustar ao ritmo exato de ‘Metal Guru’. Ele também me exortou a usar o mesmo intervalo de guitarra para que as duas músicas fossem iguais!” Compare:

Apesar de “Panic” não ter sido classificada como plágio de “Metal Guru” do T.Rex, ela preservou a atmosfera única da música de Marc Bolan, incorporando coros, embora, no caso dos Smiths, tenham optado por utilizar vozes infantis.

Morrissey desembarca no Brasil, em fevereiro para dois shows, um em São Paulo, no espaço Unimed dia 22/02 e o outro em Brasília no Opera Hall, dia 24/02. Ainda existem ingressos à venda através do Ticket360