Os Wings gravaram parte de álbum em um catamarã no caribe nos anos 70.

Compartilhe

O álbum, ‘London Town”, que só seria lançado em 1978, começou a ser gravado no começo de 1977.

No começo de 1977, Os Wings estavam exaustos por conta das longas turnês dos anos anteriores, além do mais Linda McCartney estava grávida de James, e precisava de um descanso e sossego. Contudo, mesmo assim Paul McCartney decidiu continuar as gravações, que começaram em Abbey Road para a produção do álbum que ficou conhecido como “London Town”, lançado em março de 1978. No entanto, a exemplo do Band On The Run, Macca buscou um lugar isolado e paradisíaco para as gravações. 

Geoff Emerick sugeriu as Ilhas Virgens Americanas no caribe. Denny Laine convenceu Paul que a gravação acontecesse em um barco. 

Sendo assim, um grande iate – Fair Carol – foi fretado. A equipe tinha cinco técnicos liderada por Emerick, e transformaram a popa da embarcação em um estúdio com uma mesa de 24 canais. Além disso, foram providenciados mais dois barcos de apoio, o Samala, para acomodar técnicos, roadies e cozinha, e o El Toro, para Paul, Linda e os filhos. Um detalhe, as esposas e namoradas dos músicos não foram. A banda contava com Paul (Voz, baixo, piano e guitarra) e Linda McCartney (teclados e vocais), Denny Laine (guitarra e vocais), Jimmy McCulloch (Guitarra) e Joe English (Bateria).

Os Wings gravaram parte de álbum em um catamarã no caribe nos anos 70.
A banda no Caribe. Foto Henry Diltz

Portanto, a frota dos McCartney navegou por todas as ilhas de St. Croix, St. John´s e St. Thomas, ancorando nas praias. Como era de se imaginar, raros momentos de música, eles passavam o dia tomando sol, nadando, mergulhando e brincando com golfinhos. As raras gravações aconteciam à noite. 

Os Wings gravaram parte de álbum em um catamarã no caribe nos anos 70.
A banda tocando no Catamarã e Paul com Linda e o fotógrafo Henry Diltz.

LEIA também: A importância de Ivan Vaughan para o começo dos Beatles.

Uma curiosidade, é que neste tour Paul compôs para as duas filhas um mini musical chamado, “The Two Little Fairies”, que eles cantavam acompanhando o pai, que depois foi transformado em um disco chamado Water Wings.

Dificuldades técnicas

Navegar pelo oceano por natureza e acima de tudo já requer inúmeras noções de segurança e habilidade e ter um estúdio em alto mar mais ainda. Como por exemplo, o contato frequentemente com água fez com que Geoff Emerick tomasse um grande choque elétrico na perna. O técnico Alan Crowder levou um escorregão no deck e quebrou um pé. Denny Laine teve insolação e Jimmy McCulloch ficou temporariamente surdo por conta dos mergulhos. E então, até Paul McCartney sofreu uma contusão durante um pulo na água. 

Os Wings no Catamarã. Foto Henry Diltz

A equipe também havia levado uma considerável quantidade de maconha, confiando que em alto mar não sofreriam alguma “batida” policial. Um engano, a região, como pertencia aos Estados Unidos tinha um policiamento marítimo ostensivo da guarda costeira, justamente por ser uma rota de tráfico e de imigração ilegal. 

Entretanto a frota de McCartney chamou atenção por outros motivos, o som alto perto das ilhas. Tanto que atraiu uma batida policial, por sorte a vistoria nas embarcações não encontrou a quantidade de maconha que a banda guardava. 

Mas, o dono e capitão da frota alugada por Paul McCartney teve uma discussão séria com o ex-Beatle por conta da presença de drogas no seu barco. Caso fosse encontrada, o capitão poderia ser preso, além de pagar multa e ter o barco apreendido. 

A partir daí, Paul deixou de fumar maconha…claro que não, mudou para outro barco, o trimarã Wanderlust, que deu nome a canção lançada anos depois na década de 80. 

De volta a Londres.

Após terminarem parte das gravações nas Ilhas Virgens, o grupo voltou para Londres, onde gravaram em Abbey Road. Mas o álbum marcou a saída do baixista Jimmy McCulloch e do baterista Joe English. Em julho de 1977, Paul finalizou a canção “Mull Of Kintyre” na Escócia. Contudo, a produção do álbum só foi finalizada a partir de outubro por Paul e Denny Laine, depois que Linda deu à luz a James. 

Em novembro de 1977, ocorreu o lançamento do single, “Mull Of Kintyre”, tendo excelente resultado em vendas. O álbum “London Town” teve seu lançamento oficial em março de 1978. Contudo, na capa aparecem só Paul, Linda e Denny Laine em uma foto em preto e branco com a Torre de Londres ao fundo. 

Por fim, o destaque do álbum é a faixa, “With A Little Luck”, que alcançou o primeiro lugar no Reino Unido