Os Beatles e as Ronettes: conheça a história deste encontro.

Compartilhe

Os Beatles e as Ronettes, além da afinidade musical se tornaram grandes amigos.

Os Beatles conheceram o trio The Ronettes, composto por Ronnie Spector, Estelle Bennett e Nedra Talley, um pouco antes da Beatlemania estourar nos Estados Unidos. 

O encontro aconteceu quando as Ronettes foram fazer uma tour no Reino Unido em 1963. Donas de hits, como, “Be My Baby”, “Baby, I Love You” e “(Walking) In The Rain). Elas conheceram a banda através de Phil Spector, que era namorado e depois se tornou marido de Ronnie. 

Os Beatles e as Ronettes: conheça a história deste encontro.
Cartaz de show da tour de 1964

O trio encontrou com John, Paul, George e Ringo no London Palladium em outubro, e a conexão entre os dois grupos foi imediata. 

“Quando as Ronettes começaram, nossa primeira grande viagem foi para o Reino Unido, onde conhecemos os Beatles antes mesmo deles virem para os Estados Unidos e os Rolling Stones foram nossa banda de abertura”. Conforme lembra Ronnie em entrevista à revista Rolling Stone. 

E ainda completou, “Todo mundo era tão inocente. Todo mundo adorou a música e a diversão que tivemos nos bastidores; se fosse aniversário de alguém, ganhávamos bolo e refrigerante”. Conta.

John sendo John.

Lennon não era tão inocente assim, logo que viu Ronnie tentou flertar com ela nos bastidores, mesmo ele já sendo casado com Cynthia e sabendo que a vocalista namorava Phil Spector. 

“John me levou para uma sala para me mostrar as belas luzes de Londres”, relatou Ronnie à revista People. “Eu disse: ‘Uau, é tão bonito’. E ele com outras intenções disse: ‘Sim, você é’.”

No entanto, Ronnie cortou Lennon, “Eu era jovem na época e estava saindo com Phil e não queria beijar outros caras e tal e disse pra ele, `temos que descer John”. 

Segundo Ronnie, John disse: “Ok, acho que perdi nessa”. Ao invés de ficar um climão, os dois se tornaram bastante amigos. “Ele me levava a clubes e me levava à Carnaby Street para comprar todas as camisetas. Nós não sabíamos o que havia em Londres, então John nos levava, ‘Não se preocupe, Ronnie: eu vou te levar.’ E então à noite eles nos levavam para clubes”. Contou à People em 2017.

Reencontro em Nova Iorque.

No dia 28 de janeiro as Ronettes entrevistaram os Fab four para a rádio Luxemburgo. Quando os Beatles chegaram a Nova Iorque em 1964, foi a vez de Ronnie mostrar a cidade, “Lembro-me deles vindo a Nova York pela primeira vez, e John Lennon me ligou dizendo: ‘Ronnie, não sabemos o que fazer. Somos prisioneiros aqui.” Eles estavam no Warwick ou no Plaza Hotel. “Você tem que subir e nos tirar daqui.” Eles não conheciam ninguém na América.”

Então, Ronnie se reuniu com outras Ronettes, Estelle e Nedra, pegaram discos e foram até o hotel dos Beatles. “Nós sentávamos no chão e ouvíamos os discos. Tivemos o melhor tempo. Eu lembro que ele ficou chateado porque as Supremes entraram, porque as pessoas vinham só para tirar fotos com elas”. Conta

Romance com George.

Os Beatles e as Ronettes: conheça a história deste encontro.
George Harrison com As Ronettes e Phil Spector

Estelle chegou a ter um flerte com George Harrison, mas como era muito nova, levava sua mãe para as turnês. “John e George foram nos buscar no hotel para nos levar para jantar. Eles foram tão gentis e educados que disseram: ‘Sra. Bennett, você gostaria de jantar conosco?’ E minha mãe disse: ‘Claro, deixe-me pegar minha bolsa!’

A vocalista das Ronettes, Estelle, não gostou muito, mas aceitou. 

“Eu quase tive um ataque cardíaco! Estávamos na idade em que queríamos sair e nos divertir, e aqui está a mamãe conosco!? Não não não. Mas não sabíamos como dizer isso. Então nós a levamos para jantar como boas garotinhas, e é claro que John e George foram muito educados: ‘Ok, Sra. Bennett, vamos esperar você pegar sua bolsa.’ quero ver a Inglaterra sem a mamãe!’

LEIA MAIS: The Beatles: o dia em que George Harrison foi apresentado a John Lennon

Abrindo shows dos Beatles.

As Ronettes abriram para os Beatles nas turnês de 1964 em agosto nos Estados Unidos, e também durante a última turnê em 1966. 

Os Beatles e as Ronettes: conheça a história deste encontro.
As Ronettes e Os Beatles no voo da tour de 1966.

Durante o período em que esteve separado de Yoko Ono em 1974, Lennon, May Pang, Ronnie Spector e outros astros do rock eram frequentemente vistos nos bares de Los Angeles. 

Ronnie com John em 1974.

Por fim, John Lennon fez um cover de “Be My Baby” para o álbum Rock And Roll(1975). Contudo, a faixa só foi lançada como single em 1998, a versão de Lennon é considerada muito fraca, tendo sido gravada mais como uma intenção de se reaproximar de Yoko.

Então, ouça “Be My Baby” na versão de Lennon abaixo e quero sua opinião nos comentários: