“Os Aeronautas”, ficção e realidade em uma aventura de superação e coragem

“Os Aeronautas”, ficção e realidade em um filme sobre o recorde em voos de balão a gás e experiências científicas. 

O filme de 2019, “Os Aeronautas”, é uma produção cinematográfica baseada em fatos reais que serve para inspirar pessoas a jamais desistirem dos seus sonhos. Assim como, adaptá-los a realidades para torná-los possíveis. 

No elenco estão o ator Eddie Redmayne, interpretando o cientista inglês conhecido como o pai da meteorologia, James Glaisher. E Felicity Jones, dando vida a Balonista e aventureira Amélia Wren, personagem representando as mulheres que voaram em um balão a gás.

“Aeronautas”, traz na trama a aventura de James para tentar provar seus métodos de previsão do tempo  e estudo da atmosfera, assim como, a piloto de balão, a destemida Amélia Wren, que é convencida a voar novamente após ter perdido marido durante um voo.

Personagem fictício.

No entanto, Amélia é um personagem no filme para simbolizar a força das mulheres, inspirado em duas apaixonadas por voos. Sophie Blanchard, a primeira mulher a trabalhar profissionalmente como balonista e  Margaret Graham, a primeira britânica a fazer um voo solo e cujo balão azul e vermelho inspirou a arte de Os Aeronautas.

Além disso, o nome “Amélia”, seria uma homenagem a aviadora Amélia Earheart, primeira mulher a voar sozinha sobre o oceano atlântico em uma avião em 1924.. 

Medo e mistério: “Filhos do Privilégio”, um filme de terror alemão disponível na Netflix.

Portanto, “Os Aeronautas”, é um filme biográfico mas com pouca biografia. Contudo, a história contada no filme, sobre o feito de James Glaisher é real, afinal ele realmente quebrou o recorde atingindo acima dos 9.000 metros em um balão a gás.

O feito fez o cientista perder a consciência, após ele próprio ter subido na cúpula do balão para descongelar a saída de ar quente. O filme mostra que Amélia que fez isso. O seu copiloto na vida real, provavelmente foi Henry Coxwell. 

A experiência de Glaisher ajudou no estudo sobre a umidade do ar e o ponto de orvalho, o que ajuda na previsão de chuvas, tempestades e eventos climáticos.

Por fim, “Os Aeronautas” está disponível no Prime Vídeo. Então, confira o trailer: