“O Lugar da Esperança”, um filme sobre recomeço na Netflix.

Compartilhe

“O Lugar da Esperança”, é uma produção irlandesa inspirada em fatos reais.

A Netflix tem no seu catálogo filmes surpreendentes, mas que não estão em tanto destaque assim. Figuram na plataforma, quase como escondidos.

Contudo, temos uma dica interessante de uma produção emocionante de superação vida e resiliência. É o filme “O Lugar Da Esperança”, produzido na Irlanda.

A trama

A trama conta a história de Sandra (Clare Dunne), uma jovem mãe que acabou de sair de um relacionamento abusivo e violento e busca encontrar um lar seguro para seus filhos em meio a uma crise habitacional em Dublin.

Clare Dunne, além de interpretar a protagonista, também escreveu o roteiro do filme junto com Malcolm Campbell. Embora seja uma obra de ficção, “O Lugar Da Esperança”, se inspirou em fatos reais. Clare quando realizava audições em Nova Iorque percebeu o quanto as pessoas tinham dificuldade em encontrar uma habitação decente, e isso piorava quando havia filhos envolvidos.

"O Lugar da Esperança", um filme sobre recomeço na Netflix.
“O Lugar da Esperança”, Netflix

Então, viu que em Dublin não era diferente. No entanto, ao se aprofundar no tema, Clare descobriu um arquiteto chamado Dominic Stevens, que se empenhava em montar casas de madeira a um custo muito baixo em torno de US$25 mil dólares, e começou a nutrir esperança para pessoas que necessitavam.

Prosseguindo sua pesquisa, Clare consultou assistentes sociais, varas de família, jornalistas e passou a entender as consequências do problema. Até que se deparou com uma atendente de loja em Dublin, que vivia justamente tudo isso, além de violência doméstica, problemas para realocar.

‘O Mínimo para Viver’ na Netflix: um olhar sensível sobre distúrbios alimentares

A moça serviu de inspiração para a personagem Sandra, no filme “O Lugar Da Esperança” e acabou dando origem ao roteiro. Na produção, a diretora não passa uma mensagem de vitimismo e sim de força, e principalmente, a importância do apoio nesta nova caminhada ao encontrar um terreno para construir uma casa e poder criar os filhos.