Discos e bandas de rock

Led Zeppelin: “No Quarter”, uma canção sobre uma sombria lei britânica.

Compartilhe

“No Quarter”, faz parte do álbum, “House Of The Holy”, com uma letra controversa e polêmica. 

Em 1973, o Led Zeppelin lançava, “House Of The Holy”, o álbum que quebrou a contagem dos anteriores nomeados com numerais, I, II, III e IV. Batizado como, em tradução para o português, “Casa do Sagrado”. 

A produção trouxe novidades no processo de gravação, elementos novos ao som da banda, como por exemplo, a homenagem cheia de swing a James Brown em “The Crunge”, o reggae “D´yer Mak´er”. Contudo, ainda a presença do blues e folk e muito hard rock logo na faixa de abertura, “The Song Remains the Same”.

No entanto, vamos falar sobre uma canção específica, “No Quarter”

Os créditos da composição são de John Paul Jones, Robert Plant e Jimmy Page. A letra para alguns estaria ligada ao ocultismo, por conta de frases como, “Andando lado a lado com a morte”. O mal ridiculariza a cada passo” ou “Feche as portas, apague as luzes. Você sabe que eles não estarão em casa esta noite”.

Mas na realidade, a canção fala sobre um registro histórico da época quando a Grã-Bretanha impunha para os colonos norte-americanos que abrigassem e dessem comida aos soldados britânicos durante as noites frias de inverno. 

Saiba o motivo do Led Zeppelin ter sido impedido de tocar em Singapura

No entanto, como o período era da época da Revolução dos Estados Unidos, muitos destes colonos se negavam a cumprir esta imposição. Sendo assim, uma lei severa dos britânicos chamada, “No Quarter” (Sem compaixão), era colocada em prática, punindo de forma violenta quem não cumprisse, levando até a morte. 

A letra mostra os dois lados, “Eles não tem compaixão. Eles não pedem compaixão”. A canção tem 7 minutos, e um dos destaques é o piano e sintetizador tocado por John Paul Jones, em harmonia com a bateria em contratempo de Bonham e solo de Page.

Em 1994, um projeto acústico para MTV entre Page e Plant levou o nome de, “No Quarter: Jimmy Page and Robert Plant Unledded”. O fato não agradou muito John Paul Jones, que soube pela TV a respeito da reunião dos ex-colegas de banda. Tanto é, que quando a banda foi incluída no “Rock And Roll Hall Of Fame”, Jones deu uma cutucada ao dizer: “Gostaria de agradecer aos meus amigos por finalmente lembrarem do meu número de telefone.” 

Por fim, uma última curiosidade, o nome “No Quarter”, é um dos nomes mais usados por bandas covers do Led Zeppelin. 

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, músico e apaixonado por rock, literatura e histórias curiosas.

Deixe um comentário