Cyndi Lauper e Os Goonies, as curiosidades dessa combinação perfeita dos anos 80

Compartilhe

Cyndi Lauper e Os Goonies marcaram a década de 80 tanto no cinema assim como na música, vamos conhecer uma pouco mais sobre esta parceria.

Por Sandro Abecassis

Quem viveu nos anos 80, ou principalmente, foi criança nesta década, vai lembrar do filme, Os Goonies.

E se você não viu no cinema, com certeza já assistiu em alguma sessão da tarde, ou nas plataformas de Streaming. O filme é uma criação de Steven Spilberg, de 1985, com direção de Richard Dooney.

O enredo conta a estória de jovens que descobrem um mapa do tesouro que pode salvar a vizinhança de terem seus prédios demolidos. No entanto, eles vão ter que viver uma aventura cheia de armadilhas e ter que encarar o navio pirata do Willy Caolho, além de enfrentar a família Fratelli para ficar com todo aquele ouro.

No elenco os protagonistas são os jovens, Sean Astin (Mikey Walsh), Josh Brolin (Brand Walsh), Jeff Cohen (Gordo), Kerri Green (Andy Carmichael), Martha Plimpton (Stef Steinbrenner), Corey Feldman (Bocão), Jonathan Ke Quan (Dado) e o famoso John Matuszak (Sloth)

Curiosidades sobre o filme

A vizinhança pobre do bairro de Astoria, em Oregon, onde se passa a aventura e os jovens moram eram chamados na vida real de Os Goonies;

O barco pirata construído em um grande lago artificial nos estúdios da Warner, só foi revelado para o elenco horas antes das cenas para que atuação fosse mais surpreendente e natural possível. A história de Willy Caolho contada por Mikey para as outras crianças foi feita toda de improviso pelo garoto.

E por fim, a cidade de Oregon faz uma festa anual em 7 de julho para celebrar o lançamento dos Goonies.

Mas vamos falar da trilha sonora:

Steven Spilberg, queria algo feito especialmente para o filme, e foi em busca da jovem Cyndi Lauper, que estava nas paradas mundiais, com músicas como “Girls Just Wanna Have a Fun” e “Time after Time”, e havia acabado de participar do projeto “We Are The World”, idealizado por Michael Jackson e Lionel Ritchie, dirigido por Quincy Jones, que tinha como objetivo arrecadar fundos para minimizar a fome na África.

Sendo assim, para o filme, Cyndi Lauper compôs, “The Goonies R Good Enough”, música que fala sobre os desafios e como romper com as superstições. Com a pegada new wave, a música teve seu lançamento pouco antes da trama entrar em cartaz. 

O videoclipe conta com Cyndi interagindo com os personagens dentro dos cenários. Ela entra na caverna em busca do tesouro e no final se vê encurralada por piratas. E então, o narrador diz algo como, “E agora quem virá por Cindy? Não perca a parte dois em breve na sua TV”.

Um detalhe, Cyndi Lauper só topou fazer a música para o filme se a direção musical também fosse dela. E assim aconteceu. A trilha sonora de Os Goonies ainda conta com bandas, como “The Bangles”, “REO Speedwagon”, “Philp Bailey”, “Luther Vandross”, “The Good Squad”.

Lauper ainda colabora com outra canção, “What A Trill”.