Moradores da Ponta de Canas tem última chance de regularizar rede de esgoto.

Compartilhe

Moradores de Ponta das Canas que não foram inspecionados ou ainda não se regularizaram têm a última oportunidade para agendar a vistoria gratuita do Floripa Se Liga Na Rede e regularizar suas ligações de esgoto.

 Os imóveis pendentes já tiveram seus dados repassados aos órgãos de fiscalização, mas ainda podem se antecipar a multas, intimações e autuações agendando a inspeção do programa. Entre eles estão casas, comércios e condomínios que receberam até três comunicados solicitando o contato com a equipe do Floripa Se Liga Na Rede.

Outros proprietários fizeram a inspeção, mas descumpriram os prazos para adequação das ligações sanitárias. Estes devem, concluídas as obras, entrar em contato novamente para que o programa possa realizar novos testes e comprovar a regularidade do imóvel.

Centenas de moradores de Ponta das Canas já receberam o Floripa Se Liga Na Rede, e se regularizaram. Para agendar a vistoria, basta enviar mensagem de WhatsApp para (48) 98821-6499.

Reforço de fiscalização 

Após ação do Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF-SC), a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) coordenou a elaboração de um plano estratégico de atuação em Ponta das Canas, sobretudo na região próxima à Lagoa das Docas, prevendo ações intensivas de fiscalização. 

Dentre as medidas, a Blitz do Grupo Sanear Floripa – formado por fiscais e técnicos da Vigilância Sanitária, Floram, Casan, Secretaria de Infraestrutura e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelos programas Floripa Se Liga Na Rede e Trato Pelo Capivari – continuará com operações mensais no bairro ao menos até setembro. 

A força-tarefa esteve em Ponta das Canas em março, maio e junho. Em abril, as atividades de fiscalização estavam suspensas pelos decretos municipais relativos à pandemia do novo coronavírus.

Além disso, a Vigilância Sanitária já emitiu cerca de 351 autos de intimação contra imóveis irregulares ou que ainda não foram inspecionados. Os documentos começaram a ser entregues em junho aos proprietários, que, não contatando a tempo o Floripa Se Liga Na Rede, terão de contratar empresa especializada para testar as ligações de esgoto e apresentar à Vigilância declaração de regularidade do imóvel.

O programa

O Floripa Se Liga Na Rede oferece uma consultoria técnica e gratuita analisando se o esgoto do imóvel está ligado corretamente à rede coletora. 

O agendamento da inspeção fica a cargo do morador ou proprietário. Em caso de irregularidade, o cidadão é orientado pela equipe técnica sobre como fazer a regularização – que será verificada e confirmada em visita posterior. 

O Floripa Se Liga Na Rede atende a regiões específicas da cidade por vez, sempre onde há rede coletora. Hoje, o programa da PMF e da Casan encontra-se em Ponta das Canas, Centro, Lagoa da Conceição e Coqueiros.

Sandro Abecassis

Publicitário, radialista, pós graduado em educação inclusiva e gestão executiva de projetos.

WhatsApp chat