Metallica lança videoclipe inclusivo de “72 Seasons”, canção do seu novo álbum.

O Metallica acabou de lançar seu 11º álbum, “72 Seasons”, e tem atraído de volta os fãs, que gostaram da banda ter voltado às origens e ter feito uma espécie de revival de si mesma, principalmente, pelo novo álbum lembrar muito músicas de trabalhos como no, “Master of Puppets” e o “Black Album”. 

“72 Seasons” representa as quatro estações de um ser humano até completar 18 anos. Além disso, no álbum é possível identificar as menções de James Hetfield ao processo de desintoxicação pelo qual passou recentemente.

No entanto, as citações são colocadas de forma a não parecer chato, messiânico ou como lição moral barata. Os títulos das canções mostram isso, como “Shadows Follow”, “Sleepwalk My Life Away” e “Room of Mirrors”, só para citar alguns exemplos.

“72 Seasons”, que dá o título e abre o disco, já demonstra para que veio. Uma potência vocal energética e instrumental que traz de volta o Metallica dos velhos tempos. A canção traz riffs e mudanças de melodia que o fã da banda vai identificar referências como músicas da época do “Kill ‘Em All”.

Logo na sequência vem “Shadows Follow”, um som pesado, mesclando influências dos anos 70, principalmente nas viradas, vocais do refrão, melodia e no riff final da música. A canção traz os componentes da banda como personagens de histórias em quadrinhos, inclusive em outros videoclipes do disco. Ouça:

Anos 70

A pegada dos anos 70 continua em “Sleepwalk My Life Away”, onde claramente existe uma influência do Deep Purple e Judas Priest. Os efeitos de pedais tanto na guitarra e baixo, quanto no pedal duplo de Lars Ulrich marcam a introdução da música.

Outros destaques são para, “Crown of Barbed Wire” e “Room of Mirrors”, canção inspirada nas músicas que a própria banda compôs nos anos 80.

Inclusão

Uma novidade está no videoclipe da canção “72 Seasons”, lançado com a linguagem americana de sinais (ASL), equivalente a Libras no Brasil.

A ação da banda é em parceria com a Amber G Productions e DPAN (Deaf Profession Arts Network), organização sem fins lucrativos que produz videoclipes para surdos junto com artistas deficientes auditivos.

O videoclipe inclusivo de “72 Seasons” não só traz a interpretação do que diz a letra, mas passa a experiência de vivenciar cada riff ou virada de bateria, onde a intérprete toca instrumentos imaginários com bastante energia. Veja:

O Metallica informou que a intenção é lançar todos os videoclipes deste álbum com linguagem de sinais. A banda é a primeira do metal a lançar um material de videoclipe inclusivo. Apesar disso, Lars Ulrich declarou recentemente que o “U2 é a banda ideal por conta da maneira que eles funcionam”

O U2 tem sim seu valor, mas atualmente só tem lançado covers de si mesmo. Já o Metallica, trouxe inovação sem perder sua essência metal em “72 Seasons”.