Guns N´ Roses, R.E.M, Pearl Jam e Blind Melon. Saiba o significado de suas músicas clássicas

O rock sempre foi um gênero musical conhecido por suas letras fortes e impactantes, principalmente quando o autor quer falar sobre as dores do amor ou depressão. Sendo assim, separamos algumas canções de rock dos anos 90 que abordaram este tema. 

R.E.M – “Losing My Religion”

“Losing My Religion” é uma música da banda americana R.E.M., lançada em 1991 como parte do álbum “Out of Time”. A canção é considerada uma das mais populares do grupo e é frequentemente citada como um exemplo de seu estilo musical característico.

A letra de “Losing My Religion” é uma referência a uma expressão popular no sul dos Estados Unidos, que significa estar extremamente angustiado ou chateado com algo a ponto de não aguentar mais. 

A música em si não é sobre perder a religião no sentido literal, mas sim sobre a angústia e o desespero que a personagem principal da música sente por estar apaixonado por alguém que não compartilha seus sentimentos. A letra fala sobre a luta interna da personagem para superar essa situação e seguir em frente.

The Beatles: “Norwegian wood” uma canção sobre uma pulada de cerca

Esta canção apresenta uma série de metáforas e imagens poéticas que ajudam a transmitir a mensagem da letra. Por exemplo, a linha “Every whisper of every waking hour, I’m choosing my confessions” sugere que a personagem está constantemente pensando em sua paixão, mesmo perdendo sua dignidade.

A música foi um sucesso comercial e crítico para a banda, chegando ao topo das paradas de sucesso em vários países. A letra e o som cativante da música ajudaram a solidificar a reputação da R.E.M. como uma das bandas mais influentes do rock alternativo na década de 1990.

Pearl Jam – “Black”

“Black” é uma música da banda americana Pearl Jam, lançada em 1991 como parte do álbum “Ten”. A canção é uma daquelas que não pode faltar em um repertorio de show ao vio

A canção é uma meditação sobre a tristeza e a solidão, e muitos fãs e críticos a interpretam como uma música sobre a depressão. Portanto, a letra descreve a personagem principal lutando com suas emoções e tentando lidar com a dor de um relacionamento amoroso fracassado.

As canções de Bonnie Tyler, Bon Jovi e Ava Max que são muito parecidas.

A letra da música é cheia de imagens poéticas que ajudam a transmitir a mensagem da letra. Como por exemplo, “I know someday you’ll have a beautiful life, I know you’ll be a star in somebody else’s sky, but why can’t it be mine?”(Eu sei que algum dia você terá uma linda vida, eu sei que você será uma estrela no céu de um outro alguém. Mas por quê? Por quê? Por que não pode ser no meu?).

Acima de tudo, os vocais de Eddie Vedder mostram a intensidade da dor que o personagem sente ao ver sua amada seguir em frente. 

A música apresenta um estilo musical que combina elementos de rock alternativo e grunge, e a letra emotiva e a poderosa somada a performance vocal ajudaram a solidificar a reputação da banda como uma das mais influentes do rock dos anos 90.

Guns N’ Roses – “November Rain”

Lançada em 1991 como parte do álbum “Use Your Illusion I”, “November Rain” é uma das canções mais emblemáticas e populares do Guns N’ Roses. A música foi escrita pelo vocalista Axl Rose e é conhecida por sua letra melancólica e suas guitarras épicas.

A letra de “November Rain” aborda temas como amor, perda e arrependimento. A música começa com um trecho de piano suave e sombrio, enquanto Axl Rose canta sobre sua paixão por alguém que agora se foi. Ele descreve a dor de se sentir sozinho e tenta encontrar uma maneira de lidar com a dor.

Recentemente o videoclipe de “November Rain”, alcançou cerca de 6.984 milhões de visualizações no canal oficial da banda no Youtube.

A música apresenta uma seção instrumental épica, com solos de guitarra emocionantes e um arranjo orquestral completo em seus quase 10 minutos de duração.

Por fim, apesar de longa, a música até hoje representa um dos grandes sucessos comerciais da banda Guns N´Roses. 

Blind Melon – No rain.

Apesar de “No rain”, ter um excelente astral, a musica do Blind Melon foi composta em um período de tristeza e depressão do baixista Brad Smith, quando ele vivia perambulando pelas praias da Califórnia e tocava para ganhar alguns trocados.

A letra fala da necessidade de ter que levantar da cama e seguir em frente, como no trecho, “And I don’t understand why I sleep all day, and I start to complain that there’s no rain”. (Eu não entendo por que durmo o dia todo / E começo a reclamar que não há chuva).

No entanto, o videoclipe da banda se tornou um dos grandes sucesso da MTV naquele ano de 1992. A banda conseguiu tirar da capa do disco a “abelhinha” que fracassa em um sapateado. No entanto, durante a canção ela consegue encontrar outras abelhas e finalmente se divertir bastante.