Fundação Cultural BADESC lança catálogo dos anos de 2021 a 2023.

Evento tem entrada gratuita com apresentação musical.

Este ano marca o 18º aniversário da Fundação Cultural BADESC em Florianópolis. Como parte das celebrações, ao longo de 2024, estão planejadas várias atividades especiais. Uma delas é o lançamento do Catálogo Fundação Cultural BADESC 2021 – 2022 – 2023, marcado para o dia 16 de maio, quinta-feira. Sobretudo, com entrada gratuita a partir das 19h.

O evento incluirá apresentações culturais na varanda da Fundação. Cristina Wolff realizará a performance “O Ritual da Vaca Vermelha”, enquanto Daniel Arena, acompanhado por Laura Tereza no Folk no Jardim, apresentará suas próprias composições.

Segundo Denilson Antônio, coordenador de Artes da Fundação, o catálogo, compilando três anos de atividades, desde exposições de arte contemporânea até cursos, encontros e lançamentos de livros, é de grande importância.

“A principal vocação da Fundação, são as exposições de Arte Contemporânea, movimento de plena liberdade criativa e intelectual, e ao centralizar isso num livro me faz pensar como somos ricos em cultura. Todas as atividades desenvolvidas nesses últimos três anos, foram totalmente gratuitas e contemplando as diversas linguagens artísticas, um rico registro histórico de nossa Arte. Destaco ainda que esse catálogo só foi possível por estar inscrito na Lei Rouanet e pelo belíssimo trabalho da equipe da Fundação”. Conforme compartilha Denilson.

LEIA TAMBÉM: Parque em homenagem a Rita Lee é inaugurado no Rio de Janeiro.

Já a arte educadora Victoria Beatriz, ressalta que a obra, vai ser doada para mais de 20 bibliotecas e instituições de Santa Catarina, pode servir como fonte de pesquisa para artistas e interessados em artes.

“Os catálogos de arte são um importante material de estudo e pesquisa para a história da arte. Nesse estão nomes de diferentes artistas, suas produções, contextos e ações que servem como um importante material educativo, pois apresenta as atividades que aconteceram durante os anos de 21, 22 e 23, além das diversas possibilidades e reverberações que o arquivo pode proporcionar para professores de artes e arte educadores”, destaca Victoria.

A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis. As visitações gratuitas acontecem de segunda a sexta, das 13h às 19h. Portanto, estão em cartaz as exposições 9 Encontros de Silvana Macêdo e Não Há Mais Palavra de Murilo Leal.

Curso preparatório Juliana Hoffmann

As inscrições gratuitas para o curso preparatório “Modos de in-Existir, a arte de Juliana Hoffmann” estão disponíveis até o dia 19 de maio. Os interessados em participar dos sete encontros, conduzidos por Raul Antelo, Rosângela Cherem e Bianca Tomaselli, entre 22 de maio e 3 de julho. Sendo assim, podem acessar o formulário de inscrição no site da Fundação. Por fim, a exposição “Exaptações”, que apresenta a obra de Juliana Hoffmann, inaugura em 27 de junho de 2024 e ocupará todos os espaços do casarão.