Exposição reúne mais de 200 modelos de embarcações no Paço Imperial

Compartilhe

Modelos de barcos de todo o mundo estão expostos na exposição.

Até 23 de maio está aberta para visita a Exposição Barcos do Brasil e do Mundo no Centro Cultural Paço Imperial, no Rio de Janeiro.

A exposição é uma parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Santa Catarina (Iphan-SC) com a Fundação Catarinense de Cultura, a Associação de Amigos no Museu Nacional do Mar e o Paço Imperial (RJ).

Além dos vários modelos de barcos, a mostra traz ao visitante a história do patrimônio cultural naval brasileiro. Inspirada na Coleção Alves Câmara, do Centro Cultural da Marinha, a Coleção Barcos do Brasil e do Mundo já possui mais de 200 modelos de barcos tradicionais, todos em escala.

“É uma exposição que retrata a riqueza, a diversidade e a engenhosidade das tradições náuticas de diversas regiões do Brasil e do mundo”, diz a presidente do Iphan, Larissa Peixoto.

A Exposição

Incentivada pelo navegador Amyr Klink e idealizada pelo arquiteto Dalmo Vieira Filho, a coleção Barcos do Brasil e do Mundo integra o acervo do Museu Nacional do Mar, na cidade histórica de São Francisco do Sul (SC), e já é reconhecida como uma das mais importantes coleções de seu gênero no mundo. 

As peças foram feitas por três reconhecidos modelistas navais do Brasil, Conny Baumgart, Carlos Heitor Chaves e Luiz Lauro Pereira Jr. Os modelistas colaboram há mais de 15 anos com o Museu Nacional do Mar para a construção dessa coleção, que continua crescendo.

Muitos dos barcos expostos já não existem mais nos seus locais de origem, como a canoa de convés de Santa Catarina, os grandes iates do Maranhão, saveiros e barcos do Recôncavo da Bahia, entre outros. 

Medidas de saúde

Contudo, para garantir a segurança sanitária, o Paço Imperial vai adotar todas as medidas preventivas da Covid-19. Tais como: instalação de totens de álcool em gel na entrada, bem como pontos da exposição para higienização das mãos. Além de avisos com as normas por todo o espaço. Como por exemplo, uso da máscara, e limite de 10 pessoas por galeria, assim como medidas rígidas de limpeza e desinfecção do ambiente.  

Acima de tudo, acesse o site do IPHAN e saiba sobre este e outros patrimônios culturais.

Por fim, seguem as informações:

Exposição Barcos do Brasil e do Mundo
Entrada grátis
Período de visita: até 23 de maio
Horário de visita: de terça a sexta, de 12h às 18h; sábados, domingos e feriados: das 12h às 17h
Local: Centro Cultural do Patrimônio Paço Imperial – Praça XV de Novembro, 48 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Fotos: André Brasil

WhatsApp chat