Evento em Florianópolis destaca relações entre línguas na literatura

Nesta sexta-feira, pesquisadoras do Brasil e da Argentina se encontram em Santo Antônio de Lisboa para uma roda de conversa.

Na próxima sexta-feira (19), em Florianópolis, acontece uma roda de conversa aberta ao público na Latinas Livraria, em Santo Antônio de Lisboa, explorando as complexidades das relações entre línguas. Com o tema “Costuras entre línguas”, o evento reunirá pesquisadoras do Brasil e da Argentina às 19h00.

Promovido pela editora Relicário em colaboração com a Latinas Livraria, o encontro discutirá três obras literárias escritas por mulheres que abordam essa temática de diferentes perspectivas. “Viver entre Línguas”, de Silvia Molloy; “A Escuta da Poesia”, de Patricia Peterle; e “Brilha como Vida”, de Maria Grazia Calandrone. Portanto, serão o ponto de partida para reflexões que abrangem desde experiências multilíngues até a linguagem poética e os laços familiares.

Cartaz do evento.

Para Patricia Peterle, tradutora e professora de Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina, o contexto de Florianópolis torna o tema ainda mais relevante, dada a diversidade linguística e cultural da ilha, especialmente durante o verão. 

“Uma ilha que acolhe uma variedade de línguas e culturas, especialmente durante a temporada de verão. A interação entre línguas torna-se um fenômeno cotidiano. Influenciando não apenas a comunicação, mas também a forma como nos relacionamos com o mundo ao nosso redor”. Conforme conta.

LEIA TAMBÉM: Curta o Parque no Parque da Luz no domingo terá arte, música e natureza

Além de Patricia, a discussão contará com a participação da pesquisadora de literatura Dilma Beatriz Juliano. Assim como, da psicanalista Rosi Isabel Chraim e da pesquisadora da Universidade Nacional de Córdoba, Silvia Cattoni, da Argentina.

Então, agende:

O quê: Costuras entre línguas

Quando: Sexta-feira (19), a partir das 19h00

Onde: Latinas Livraria, Rua Padre Lourenço R. de Andrade, 650. Bairro Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis – Santa Catarina