Curta o Parque no Parque da Luz no domingo terá arte, música e natureza

A programação conta com shows musicais da cantora e compositora Iara Ferreira e do pianista Luiz Zago

No coração da cidade, o Parque da Luz, uma área verde pública, se prepara para receber a primeira edição do ano do evento Curta o Parque, marcado para o próximo dia 21 de abril. Desde 2020, esse evento tem sido uma oportunidade de reconectar as pessoas com esse espaço especial. A programação, repleta de música, arte e contato com a natureza, é para todas as idades e gratuita, começando às 15h. Destacam-se os dois shows musicais desta edição: um com o talentoso pianista Luiz Gustavo Zago e outro com a incrível cantora e compositora Iara Ferreira.

Curta o Parque no Parque da Luz no domingo terá arte, música e natureza
Iara Ferreira. Foto Caio Cesar

O Curta o Parque terá início com o Chakra Yoga, uma prática conduzida por Sabrina Baby, que oferecerá um momento de contemplação e energia. Sendo assim, essa prática física vigorosa e amorosa visa conectar as pessoas com a energia dos astros e dos quatro elementos, promovendo a cura interior.

Entre as atividades, haverá também o tradicional Walking Tour com Guia Manezinho, um passeio de uma hora que narra toda a história da área verde, que já foi um cemitério, e do próprio Parque da Luz, desde sua criação. Esse passeio relata desde a iniciativa comunitária liderada pelo Professor Etienne Luiz Silva (em memória), passando pela consolidação da Associação dos Amigos do Parque da Luz, que tem como objetivo salvaguardar e preservar a área, até os dias atuais.

“Participei de todas as edições do Curta o Parque e tenho orgulho disso porque o meu trabalho se conecta muito com o que o evento propõe: a reconexão das pessoas com esse espaço tão importante, que é um pulmão. Brinco que é o Central Park manezinho”. Conforme afirma Rodrigo Stupp, jornalista e guia turístico.

Várias atividades.

 

Os visitantes do Parque da Luz poderão desfrutar de uma variedade de atividades, incluindo oficinas de arte, slackline e a oportunidade de participar de ações de reciclagem, além de escolher uma mudinha de planta para levar para casa. Uma novidade nesta edição é a oficina “Naturescer”, ministrada por Cecília Mozzaquattro da Silva e Elizabeth Gorgone, que oferece experiências lúdicas e sensíveis com o intuito de resgatar o encantamento e a conexão com a natureza que nos rodeia.

Para encerrar o dia estão programadas duas apresentações musicais.

Às 17h, Iara Ferreira conduzirá uma apresentação poético-musical, onde recitará os poemas de seu primeiro livro “A fé que move o baleal” (Editora Libertinagem), entrelaçados com suas próprias composições. Com mais de 300 músicas criadas, das quais cerca de cem foram gravadas e lançadas por ela mesma ou por outros intérpretes em diversos países como Brasil, Argentina, Suíça, Estados Unidos, Alemanha e Portugal, Iara Ferreira reúne poemas e músicas em um espetáculo que resulta em uma fusão lítero-musical profundamente poética e lírica.

Curta o Parque no Parque da Luz no domingo terá arte, música e natureza
Luiz Zago. Foto Antonio Rossa

Às 18h, para concluir a programação, Luiz Gustavo Zago, renomado compositor e diretor musical com ampla experiência em grandes espetáculos musicais do sul do Brasil, se apresentará ao piano de cauda, proporcionando um som rico, encorpado e repleto de nuances. Portanto, em seu trabalho, Zago transcende os limites entre o clássico, a brasilidade e o jazz.

Com quatro álbuns solo lançados, além de diversos singles e trilhas sonoras para audiovisual, ele acumula colaborações com importantes artistas brasileiros como Lenine, Ivan Lins, Toquinho, Zeca Baleiro, entre outros. Além disso, possui uma extensa lista de contribuições com orquestras de destaque no cenário musical brasileiro, incluindo a Orquestra Sinfônica Brasileira, da qual é maestro fundador e diretor musical, a Camerata Florianópolis, a Petrobras Sinfônica e a Nova Orquestra, com a qual participou do Rock in Rio 2019.

O Curta o Parque é realizado por meio da Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Florianópolis, patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. Além de contar com apoio cultural do Cambirela Hotel, Casas da Água Materiais para Construção e Eletrodomesticos, assim como, Castelmar Hotel e Dimas Construções. Por fim, a realização é da Associação dos Amigos do Parque da Luz e da Produtora Cultural Studio de Ideias.

Então, agende:

Curta o Parque
21/04, a partir das 15h
Local: Parque da Luz
Gratuito
Contudo, em caso de chuva, o evento será transferido.

Atrações

15h às 18h

Oficinas de arte
Oficina Naturescer
Slackline
Ação de reciclagem
Distribuição de mudas
Walking Tour com Guia Manezinho

17h
Apresentação poético-musical “A fé que move o baleal” com Iara Ferreira

18h
Apresentação de piano com Luiz Zago