Chuvas em Florianópolis e litoral norte tem risco alto para desastres

Defesa civil alerta para chuvas na grande Florianópolis e Litoral norte, com riscos para alagamentos e deslizamentos.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (02)

Dia com variação de nuvens (com o sol aparecendo) e pancadas de chuvas isoladas, principalmente a partir da tarde, com raios, em todo estado devido atuação de áreas de instabilidade. Localmente, a chuva pode ser de moderada a forte intensidade, em curto intervalo de tempo.

Por conta das chuvas dos últimos dias da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte, o risco é alto a muito alto para desastres e moderado para as demais regiões. Contudo, a tarde, as temperaturas máximas variam de 27°C a 32°C na porção oeste, Litoral, Vale, chegam aos 29°C no Planalto Norte e aos 26°C no Planalto Sul. Ventos com direção nordeste/norte, de fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos isoladas, ocasionais, em torno de 50 km/h.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (03)

A combinação de uma área de baixa pressão alongada com o aquecimento diurno ocasiona pancadas de chuvas (que podem ser de forte intensidade em curto intervalo de tempo), com raios, em todo estado, a partir da tarde. Não se descarta a ocorrência de temporais, principalmente na porção oeste.

Devido às chuvas dos últimos dias da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte, persiste o risco alto a muito alto para desastres e moderado nas demais regiões. O dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado: perto dos 13°C no Planalto Sul, 18°C a 24°C no Litoral, Vale, 16°C a 19°C nas demais áreas. Dessa forma, a tarde, as máximas variam de 29°C a 34°C no Litoral Norte, Vale, Grd. Florianópolis, 28°C a 32°C na porção oeste, Litoral Sul, chegam aos 27°C no Planalto Norte e 25°C no Planalto Sul. Ventos de nordeste, com fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas, ocasionais, em torno dos 45 km/h.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (04)

A combinação de uma área de baixa pressão alongada com o aquecimento diurno ocasiona pancadas de chuvas, com raios, a partir da tarde, em boa parte do estado, principalmente na porção oeste, Planaltos. Devido às condições de chuva desde a semana passada e a previsão de chuvas isoladas da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte, o risco segue alto a muito alto para desastres e moderado nas demais regiões. O dia começa com temperaturas mínimas amenas no estado: perto dos 14°C no Planalto Sul, 18°C a 24°C no Litoral, Vale, 15°C a 18°C nas demais regiões.

Por fim, a tarde, as máximas chegam aos 30°C no Litoral Norte, Vale, Extremo Oeste, Oeste, 28°C na Grd. Florianópolis, Litoral Sul, Planalto Norte e 24°C no Planalto Sul. Ventos de nordeste a noroeste, de fraca a moderada intensidade, no estado. Rajadas de ventos isoladas, ocasionais, em torno dos 45 km/h.

Fonte: Defesa civil.

Procon atende virtualmente