“Celebration Day” do Led Zeppelin, uma canção sobre estar feliz.

Compartilhe

“Celebration Day” faz parte do terceiro álbum do Led Zeppelin, mas quase ficou de fora. 

O terceiro álbum da banda, Led Zeppelin III, teve seu lançamento em 5 de outubro de 1970, sucedendo dois trabalhos que já haviam elevado o status do grupo ao patamar de verdadeiras estrelas do rock.

Além de canções que se tornaram clássicas, como por exemplo, “Immigrant song”, “Friends”, “Since I’ve Been Loving You”. O álbum conta com uma faixa que quase ficou de fora, “Celebration Day”. 

O motivo, o começo da fita master de gravação estava torcido, sendo assim, não havia como tocar no gravador. A solução encontrada estava em criar som no sintetizador no final da faixa anterior, “Friends” para preencher a lacuna. 

Sobre a música.

"Celebration Day"

“Celebration Day” traz a guitarra de Jimmy Page em alta velocidade, junto ao sintetizador moog. Ao falar sobre a canção, Jimmy respondeu de forma bem clara. “Por que ‘Celebration’? Está dizendo ‘Estou feliz’, só isso.”

Além disso, sobre o processo de composição, produção, assim como gravação, Page comentou sobre a música em 1993 na edição da revista Guitar World: 

“Tem cerca de três ou quatro riffs naquela, não é? Metade foi feita com uma guitarra na afinação padrão e a outra metade foi feita em slide guitar afinado em Lá aberto, eu acho. Nós montamos isso em Headley Grange. Como alugamos o estúdio de gravação móvel dos Rolling Stones, pudemos relaxar e desenvolver as músicas nos ensaios. Não tínhamos que nos preocupar em perder tempo de estúdio. Não me lembro muito dessa música além daquela e do que contei antes sobre a abertura ter sido apagada. Eu costumava tocar a coisa toda ao vivo no meu instrumento elétrico de 12 cordas.” Conforme lembra. 

Led Zeppelin: “No Quarter”, uma canção sobre uma sombria lei britânica.

Especialmente sobre “Celebration Day” e a pegada do baterista John Bonham, Robert Plant completou. “Além de ser um dos melhores bateristas que já ouvi, ele também era um dos mais barulhentos. Ele foi o motivo pelo qual tivemos que começar a comprar amplificadores maiores.” Brincou.

Portanto, duas curiosidades sobre “Celebration Day”, é que a canção era para se chamar, “The New York Song”, pelas impressões que a cidade trazia para Robert Plant. E por fim, no ano 2000, o Black Crowes gravou a música, inclusive com a participação de Jimmy Page.