Led Zeppelin: a história por trás de ‘Whole Lotta Love”

“Whole Lotta Love”, uma canção do Led Zeppelin II, inspirada em clássicos do blues de Willie Dixon 

Por Sandro Abecassis

A canção “Whole Lotta Love”, abre o álbum Led Zeppelin II, lançado em 7 de novembro de 1969. A gravação da canção aconteceu no mês de maio no Olympic Studios em Londres. 

Robert Plant buscou inspiração na música “You Need Love” de Willie Dixon gravada por Muddy Waters em 1962, para compor “Whole Lotta Love”. Contudo, o Small Faces também se inspirou na canção de Dixon e lançou em 1966, “You Need Loving”. No entanto, apenas o Led Zeppelin sofreu nos tribunais por conta das frases muito parecidas da música. O fato só se resolveu em favor de Dixon em 1985, quando ele recebeu uma certa quantia em dinheiro e os créditos da música estão ao lado de Plant e Page. 

A produção

Led Zeppelin. Getty Images

Jimmy Page atuou como produtor junto com o engenheiro de som Eddie Kramer, que aliás foi um dos responsáveis pelas edições psicodélicas no meio da canção. Como por exemplo, Page tocou um Theremin – instrumento que possui duas antenas e gera ondas sonoras a partir da imposição das mãos – além disso, Jimmy desafinava e puxava as cordas. Já Robert Plant teve os gritos cheios de efeitos e reverb

Kramer também criou uma plataforma quando precisou gravar a bateria de John Bonham, instalando microfones em lugares incomuns, como 2,5 metros acima do kit, microfones AKG nas laterais e 60 centímetros abaixo do bumbo. 

Para que a música funcionasse como uma experiência de áudio panorâmica, eu precisava que Bonzo realmente se destacasse, para que cada batida da baqueta soasse clara e você pudesse realmente senti-la”, disse Page no Wall Street Journal 

“Whole Lotta Love” com single

Quando a música se tornou um sucesso nos Estados Unidos, a divisão britânica da Atlantic Records, gravadora da banda, tentou lançar uma versão encurtada da música na América. No entanto, Jimmy Page rejeitou essa ideia imediatamente ao ouvir a edição reduzida de 3:12 minutos. Em suas palavras ao Wall Street Journal: “Toquei uma vez, odiei e nunca mais ouvi a versão curta”. conforme conta.

A banda emitiu um comunicado à imprensa declarando que não tinha intenção de lançar “Whole Lotta Love” como single. O empresário Peter Grant acreditava que a música foi concebida como parte integrante do álbum. Portanto, a versão do single lançada nos Estados Unidos é a mesma encontrada no álbum.

“Whole Lotta Love” se tornou o primeiro grande sucesso do Led Zeppelin. O single da música alcançou em 13 de abril de 1970 cerca de um milhão de vendas. 

A Q Magazine considera a canção como o terceiro melhor riff de rock de todos os tempos.