Celebrando a força feminina: Pitty, mãe e uma voz para além do rock

Pitty, a roqueira brasileira com uma das carreiras mais bem sucedidas da historia

Pitty é uma cantora, compositora e multi-instrumentista brasileira que começou sua carreira na cena musical de Salvador, Bahia. Conhecida por seu estilo autêntico e letras com forte mensagem social, ela conquistou uma legião de fãs por todo o país.

Ela se tornou conhecida na década de 2000 com o lançamento em 2003 do álbum, “Admirável Chip Novo”, que incluía hits como “Máscara” e “Equalize”. Seu estilo musical único, que mistura rock, punk e grunge, conquistou uma base de fãs fiéis que cresceram com a artista.

Com mais de duas décadas de carreira, Pitty é reconhecida como uma das artistas mais importantes do rock brasileiro e era um dos rostos mais presentes na antiga MTV.

Pitty tem sete álbuns de estúdio e ganhou diversos prêmios, incluindo um Grammy Latino em 2019 pelo álbum “Matriz”. Do mesmo modo, a roqueira brasileira já fez parcerias musicais com Emicida, Elza Soares, e Nando Reis, com quem fez uma longa turnê por cidades brasileiras em 2022

Além de sua carreira musical, seu ativismo e defesa de causas sociais se tornou tambem uma de suas marcas. Sendo uma defensora da igualdade de gênero, da diversidade e do empoderamento feminino, e usa sua plataforma para promover a conscientização sobre questões importantes. “Engajamento social é um chamado da alma”, conforme declarou certa vez.

Experiência quase-morte

Pitty viveu uma experiência de quase-morte, quando em 2013, por conta de um problema estomacal teve uma hemorragia grave, sendo internada em uma UTI, e necessitando inclusive de transfusão de sangue. O fato deu origem a canção, “Sete Vidas”. Veja abaixo: 

Pitty é mãe de uma menina, Madalena, e falou sobre como a maternidade mudou sua vida em entrevistas e em suas músicas. Como por exemplo, a importância de ser um modelo positivo para sua filha. Para a roqueira, ser mãe, sobretudo, ajudou a se reconectar com o amor próprio e a encontrar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Por fim, em 2023, o álbum, “Admirável chip novo”, completa 20 anos, e a cantora começa uma turnê a partir de abril para comemorar a data.